Search
Close this search box.

Publicidade

Hospital Laureano realiza mutirão de cirurgias para combater de câncer de pele

Nesse fim de semana, o setor de dermatologia do Hospital Napoleão Laureano (HNL) realizou mutirão de cirurgias contra o câncer de pele em 30 pacientes oncológicos do HNL.

A foto mostra a equipe médica.
Reprodução / Blog do Maurílio Júnior
Compartilhe:

Ao todo, foram realizados mais de 30 procedimentos para retirada de tumores nas peles dos pacientes que aguardavam na fila de espera do SUS. “A gente que lida todos os dias com os pacientes do SUS vê a dificuldade que existe de se chegar ao especialista; sabemos o isso quanto demora. Então, conseguir fazer a cirurgia é uma grande alegria. Ah, e ter esses médicos aqui é uma satisfação, pois eles abriram mão de estar com suas famílias nesse final de semana para se solidarizar com a doença do próximo”, pontou a coordenadora da dermatologia do Laureano, Dra. Kamila Magno.

A paciente Otília Mara Balconte Leite, 54 anos, fez questão de relatar sua satisfação em participar do mutirão. “Estou muito confiante e esperançosa porque vão arrancar esse tumor de minhas costas. Se Deus quiser ficarei aliviada para voltar para minha cidade”, disse a agricultora que mora em Aguiar, Sertão paraibano. Dona Josefa Célia Martiniano de Amorim, 63 anos, também participou do mutirão e andava muito preocupada com um sinal acima da sobrancelha que sempre estava inflamado. “Eu até já tinha feito uma cauterização no nariz aqui no Laureano, mas daí surgiu esse novo câncer estou aproveitando o mutirão para me cuidar. Porque se não cuidar a tendência é aumentar. A gente sabe que com câncer ninguém brinca”, alertou.

Continua Depois da Publicidade

Para o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Lucena Filho, essa iniciativa é mais uma forma do hospital contribuir com a cura dos pacientes. “Como nossos pacientes do SUS precisam vir regulados, esse mutirão acaba adiantando os procedimentos e aí mais pessoas terão oportunidade de ganhar a batalha contra o câncer. A gente e toda a diretoria do Hospital Laureano fica muito grato por receber essas médicas de fora e os dermatologistas de outras clínicas de João Pessoa que vieram aqui operar de forma gratuita”, celebrou.

A médica carioca, Fernanda Franco, ressaltou que tenta fazer esse mutirão no Rio de Janeiro, mas nunca conseguiu. “Para fazer essas cirurgias precisamos de uma estrutura muita grande. Obviamente, a gente precisa agradecer muito ao hospital Laureano por abrir as portas da casa de vocês para que a gente consiga operar esses pacientes. A gente vem de longe e o apoio do Laureano é fundamental, porque a gente vem com nossos recursos, mas esse hospital nos fornece toda a estrutura e conseguimos fazer cirurgias de alta complexidade”, reforçou a dermatologista.

Também participaram do mutirão de combate ao câncer de pele os médicos dermatologistas Diogo Ferraz, Isadora Frohlich, Poliana Laviola, André Ornelas, Marina Rodrigues, Paula Periquito e Chan I Lym.

Fonte: Blog do Maurílio Junior
Fotos: Reprodução / Blog do Maurílio Junior

Compartilhe:

Publicidade

Relacionadas