Search
Close this search box.

Publicidade

Novo Ministro da Justiça assume a pasta hoje (1º), com grandes desafios pela frente

Ricardo Lewandowski terá a missão de manter o trabalho de seu antecessor, Flávio Dino, no combate ao crime organizado.

Foto: Ricardo Stuckert
Compartilhe:

 

O ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, toma posse na manhã desta 5ª feira (1) como novo ministro da Justiça do gov do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lewandowski irá assumir a cadeira ocupada por Flávio Dino, futuro ministro do STF. Os dois se reunirão no Palácio da Justiça, às 16h30, para a transmissão do cargo.

A missão do Ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal é de manter as ações de Flávio Dino, principalmente, no combate ao crime organizado, uma das pautas mais defendidas pelo antecessor de Lewandowski.

Continua Depois da Publicidade

Para compôr sua equipe, o novo ministro convidou o procurador-geral de São Paulo Mário Sarrubbo para ocupar o cargo de secretário de Segurança Pública, área considerada prioritária pelo governo. Há mais de 30 anos no órgão, ele tem um histórico de atuação em políticas criminais e ocupa o mais alto cargo do Ministério Público do estado desde 2020. Sarrubbo sinalizou que defende um combate firme à criminalidade sem violar direitos humanos e a expansão de câmeras no uniforme das PMs.

O ministro escolheu também Jean Uema para comandar a Secretaria Nacional de Justiça no lugar de Augusto Arruda Botelho (PSB), que comandava a pasta na gestão de Flávio Dino. Uema é chefe da Assessoria Especial do Ministério de Relações Institucionais, comandado por Alexandre Padilha.

via: OGlobo.com

Compartilhe: