As Secretarias Nacional e Estadual de Mulheres do PT, junto ao Coletivo Estadual de Mulheres do PT da Paraíba, emitiram uma nota pública em solidariedade à deputada estadual Cida Ramos pelas “tentativas descabidas de desqualificações”, atribuídas ao deputado estadual Luciano Cartaxo contra a parlamentar.
Em disputa interna no partido, Cida Ramos e Luciano Cartaxo colocaram os nomes como pré-candidatos à Prefeitura de João Pessoa. O PT, no entanto, ainda não definiu qual dos dois deverá encabeçar a chapa no pleito municipal deste ano.
A nota aponta que Cida vem sofrendo “violência política de gênero” com “falas que foram amplamente divulgadas nos veículos de comunicação e redes socias, nos últimos dias”, por parte de Cartaxo.
Confira:
As Mulheres do PT através da Secretaria Nacional de Mulheres, Secretaria Estadual de Mulheres do PT da Paraíba vem a público declarar toda solidariedade à Deputada Cida Ramos, mulher negra, pessoa com deficiência, mãe, assistente social, professora universitária, ex-diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFPB), ex-secretária de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba, atualmente Deputada Estadual do PT/PB, em seu segundo mandato e pré-candidata à Prefeitura de João Pessoa, concorrendo as prévias internas do PT de João Pessoa.
Nesses últimos dias a companheira Cida Ramos, vem sofrendo por parte do também deputado estadual Luciano Cartaxo/PT/PB, tentativas descabidas de desqualificações, que pontua a violência política de gênero, falas que foram amplamente divulgadas nos veículos de comunicação e redes socias, nos últimos dias, diante dos apoios internos à pré-candidatura dela a prefeitura de João Pessoa na prévia interna do partido.
Entendemos que a unidade é fundamental para o êxito do nosso partido nas eleições e, sobretudo, a manutenção de um diálogo saudável e respeitoso. Compreendendo e reforçando, inclusive, nossas bandeiras progressistas bem como nossas lutas contra o machismo, racismo, homotransfobia, capacitismo, e violência política de gênero entre outras.
Lembramos que quando uma mulher sofre uma violência política e ataques misóginos, todas nós mulheres somos violentadas! É a hora e a vez da mulher no poder e nos espaços de decisão. E como desafio, precisamos superar preconceitos, racismos, machismos, e violência política de gênero, e juntas, juntos e juntes somos unânimes na defesa das mulheres serem protagonistas na disputa eleitoral nas eleições.
Pelo respeito à trajetória, às lutas, às conquistas e à competência da Deputada Cida Ramos!
Pelo respeito às mulheres na política!
Secretaria Nacional de Mulheres do PT
Secretaria Estadual de Mulheres do PT da Paraíba
Coletivo Estadual de Mulheres do PT-PB