Iniciando a programação do mês da Mulher, o Governo da Paraíba lançou, na sexta-feira (1º), a Operação Átria, uma ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública para combater e prevenir crimes de violência contra a mulher. Na Paraíba, onde a taxa de assassinatos de mulheres diminuiu 13% em 2023, a operação ocorrerá até 29 de março. Será realizada de maneira integrada pelos órgãos de segurança pública, com apoio dos Centros Integrados de Comando e Controle, em colaboração com outras instituições.
Durante a operação, haverá maior investigação de denúncias, abertura de inquéritos policiais, atendimento a vítimas de violência doméstica e cumprimento de mandados de prisão de agressores. Também será feita busca por suspeitos e foragidos da Justiça envolvidos em feminicídio, violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres.
Paralelamente às ações repressivas, serão realizadas atividades de conscientização para prevenir crimes por questões de gênero. O trabalho incluirá esforços para que as vítimas de violência saibam sobre a existência de uma rede de apoio quando decidirem denunciar.
Operação Átria – Átria é a principal estrela da constelação “Triângulo Austral” no hemisfério estelar sul, com cor alaranjada e presente na bandeira do Brasil. O nome da operação destaca a ideia de reposicionar mulheres agredidas, retirando-as da condição de vítimas e devolvendo-as ao seu lugar.