A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou que está prevista para esta sexta-feira (15) a reabertura da Biblioteca Central, um dos principais espaços de estudo e pesquisa da instituição. A Biblioteca foi interditada em outubro de 2019 por questões de segurança e passou por uma ampla reforma que se iniciou em 2021. A entrega da obra, após anos de espera, representa um marco importante para a comunidade universitária.
Investimento na modernização
Segundo informações da Superintendência de Infraestrutura da UFPB (SINFRA), as obras, orçadas em 5 milhões de reais, incluíram a instalação de um novo sistema de combate a incêndio, a criação de rotas de fuga, a modernização da instalação elétrica e do cabeamento lógico, além da instalação de piso tátil para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência.
Serviços durante a reforma
Mesmo durante o período de reforma, a Biblioteca Central manteve seus serviços e atendimento ativos (online e presencial) no prédio do Cedesp, entre outubro de 2019 e novembro de 2023.
Amplo acervo e serviços online
A comunidade universitária e o público em geral poderão contar com acesso a um acervo de aproximadamente 230 mil exemplares de materiais impressos, incluindo livros, dissertações, teses, obras raras e periódicos.
A Biblioteca Central da UFPB oferece ainda acesso às Bibliotecas Virtuais Minha Biblioteca e Vlex, que reúnem cerca de 15 mil títulos digitais. Além disso, o Repositório Institucional da UFPB disponibiliza online teses e dissertações defendidas na instituição.
Horário de funcionamento e acesso
O prédio funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. O acesso ao acervo físico e aos serviços online é gratuito e aberto a toda comunidade.
Solenidade de reabertura
A partir das 9h, o Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, presidirá a solenidade oficial de reabertura da Biblioteca Central, uma cerimônia, aberta a toda universidade e à população geral.
Este momento também contará com a presença da Vice-reitora, a professora Liana Filgueira, juntamente com outros líderes da UFPB e funcionários da unidade. Adicionalmente, haverá uma iniciativa promovida pela Editora UFPB para a doação de exemplares de obras publicadas pela academia.