O teatro paraibano coleciona prêmios e artistas reconhecidos no país e no mundo. É por isso que o Viva Usina deste final de semana reserva uma programação dedicada às artes cênicas e performance artística, totalmente gratuita na Usina Energisa.
A Companhia Oxente apresenta ‘Formigas Bebem Absinto no Armazém do Caos’ em duas sessões na Sala Vladimir Carvalho, no sábado e domingo, sempre às 20h. O texto do espetáculo é de Everaldo Vasconcelos e traz para o público a proposta de refletir sobre a complexidades entre relações, especialmente no que diz respeito ao universo contemporâneo, marcado pelo momento pós-pandemia.
O grupo de teatro nasceu em Alagoa Grande, interior da Paraíba, e precisou migrar para João Pessoa para ampliar suas possibilidades de trabalho. Porém, mantém com regularidade a sua relação com o movimento artístico e cultural da sua cidade natal.
Uma forte característica da companhia é valorizar o universo regionalista nordestino e suas ramificações. “Formigas Bebem Absinto no Armazém do Caos” é o mais recente espetáculo da Companhia Oxente, que teve sua estreia em março de 2022 na capital paraibana.
Palco Bonde
No sábado, o Palco Bonde recebe a performance artística KORpoesia, de Dendê Ma’at, às 18h. ‘KORpoesia’ é uma mistura de movimentos com poesias, uma performance interativa que une poesias autorais, movimento, dança e voz. É poesia que também é corpo, que também é cor e escrita poética e resistência.
O projeto Viva Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, o apoio do Instituto Energisa, patrocínio master da Energisa, patrocínio do Banco do Nordeste e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
Assessoria