O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado da Paraíba, em colaboração com a Polícia Militar e o Tribunal de Contas do Estado, iniciou nesta segunda-feira (18) a operação Fake Loan, visando combater a contratação de empréstimos falsos.
Foram executados três mandados de busca e apreensão em locais estratégicos, incluindo o Gabinete do prefeito, a Secretaria de Administração e Finanças, e a Secretaria de Controle Interno.
Há indícios de coerção a funcionários municipais, principalmente comissionados e prestadores de serviço, para adquirir empréstimos consignados, cujos fundos, em sua maioria, eram destinados aos agentes públicos investigados.
As práticas fraudulentas englobavam a adulteração dos contracheques dos servidores, inserindo valores fictícios para artificialmente ampliar a margem consignável, além da concessão de gratificações em montantes correspondentes às parcelas dos empréstimos, os quais, no final das contas, eram financiados pela própria Prefeitura.