A Itaipu Binacional, líder mundial na geração de energia limpa e renovável, iniciou uma série de homenagens em comemoração aos 50 anos da empresa. O ex-presidente da República José Sarney, o primeiro da lista, recebeu uma placa e uma miniatura de uma das turbinas da usina, das mãos dos diretores da Itaipu, incluindo o diretor Financeiro Executivo, paraibano de Pombal, André Pepitone.
A homenagem é um reconhecimento pelas contribuições de Sarney durante seu mandato de 1985 a 1990. Sarney participou da inauguração das duas primeiras unidades geradoras da usina, em janeiro de 1987. No mesmo mês, inaugurou a linha de transmissão que levou energia para diversas regiões do país.
Na ocasião, ele destacou a importância da Itaipu para reduzir o risco de racionamentos e evitar que o setor elétrico se convertesse no ponto de estrangulamento do desenvolvimento brasileiro.
Em novembro de 1989, Sarney retornou à Itaipu para, ao lado do presidente paraguaio Andrés Rodrigues, inaugurar a 15ª unidade geradora da usina. Na oportunidade destacou: “Itaipu é o símbolo de uma colaboração sem precedentes na história de duas nações, que se irmanaram e uniram sua capacidade de criação, seus anseios por um futuro de desenvolvimento e prosperidade, sua disposição inquebrantável para o diálogo e o entendimento.”
Além de seu papel na Itaipu, Sarney teve contribuições significativas para o Mercosul, ajudando a lançar as bases para a integração econômica regional do que seria o bloco econômico fundado em 1991. Nascido em Pinheiro, no Maranhão, Sarney atualmente com 93 anos, teve uma longa carreira política, integrou 13 legislaturas, quatro como deputado federal e seis como senador, se tornou o primeiro presidente civil após o regime militar.