Search
Close this search box.

Publicidade

Professora de matemática da Paraíba está entre os 20 melhores do Brasil em olimpíada

Dedicação e inovação garantem à professora Milena Monique destaque na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio.

Foto: Arquivo Pessoal
Compartilhe:

Para muitos, a matemática é um verdadeiro desafio. No entanto, para Milena Monique, professora da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, essa disciplina é uma fonte de entusiasmo e conhecimento e seu amor pela área a conduziu à etapa final da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), onde se destaca como uma das 20 melhores do país.

O segredo do sucesso de Milena está em sua metodologia inovadora. Ela foca na compreensão individual de cada aluno, utilizando linguagem simples, conectando o conteúdo à realidade dos estudantes e propondo desafios lúdicos e interdisciplinares. “A matemática foi elitizada ao longo do tempo e hoje passa a imagem de ser para gênios, o que não é verdade. Desmistificar isso faz parte do meu propósito”, afirma.

Continua Depois da Publicidade

Projetos inovadores e reconhecimento nacional

Um dos projetos de destaque da professora é o “Mulheres na Matemática”, que busca empoderar meninas e dar visibilidade à sua participação na área. Através de pesquisas, jogos, debates e um jornalzinho matemático escrito por alunas, Milena incentiva a representatividade feminina e o interesse pela disciplina.

“Ao longo do ano, foi visível o empoderamento das meninas. Elas se perceberam capazes de debater matemática, propor e apresentar ideias com mais segurança, e muitas se descobriram talentosas na área”, relata a professora.

Para Milena, a OPMBr representa mais do que uma competição. É a oportunidade de compartilhar sua paixão pela matemática e inspirar outros educadores. “Participar de uma competição em nível nacional, foi uma forma corajosa de agradecer a todos os professores que passaram pela minha vida, influenciar colegas e inspirar meus estudantes. E se vir o prêmio será um meio muito especial de aperfeiçoamento profissional para trazer um trabalho ainda mais inovador e eficiente para professores e estudantes.”, conta.

A OPMBr

Idealizada por uma equipe de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr) busca estimular o ensino da matemática e identificar talentos entre os educadores. A competição, em sua fase final, conta com 20 finalistas, entre eles a dedicada professora Milena Monique.

A premiação, marcada para o dia 27 de março, reconhecerá os 10 melhores projetos nas categorias ouro, prata e bronze. Os vencedores da categoria ouro, incluindo Milena, terão a oportunidade de participar de um intercâmbio cultural e técnico em Xangai, na China, em outubro.

A jornada de Milena na olimpíada demonstra sua paixão pelo ensino e compromisso com a excelência na educação matemática.

Compartilhe: