A noite desta sexta-feira (22) será marcada por um momento especial para a cultura pernambucana e nordestina. A 12ª edição do Prêmio Troféu Paixão Cultural Diva Pacheco, considerado o Oscar da região, terá entre seus homenageados a secretária de Estado e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas.
Reconhecida por seu trabalho em prol da cultura, Rosália receberá o prêmio na categoria Política, dividindo o palco com outras personalidades de destaque como o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause Branco.
Para Rosália, a honraria representa a confirmação de que está no caminho certo. “É um reconhecimento do meu trabalho, da minha paixão pela cultura nordestina”, afirma ela, que se emociona ao falar do seu compromisso com as raízes da região.
À frente da secretaria de Turismo de Campina Grande entre 2018 e 2022, Rosália foi gestora do Maior São João do Mundo. Mesmo durante os desafios da pandemia, ela manteve o sucesso do evento, reinventando-o com belíssimas lives que reuniram grandes nomes da música como Juliette, Elba Ramalho e Genival Lacerda.
A Secretária acredita que a cultura é o maior vetor do turismo no Nordeste. “Quando promovemos o nosso artesanato, o forró, as quadrilhas juninas, estamos fortalecendo a identidade da nossa região e atraindo visitantes de todo o mundo”, destaca.
Para o idealizador do prêmio, Gustavo Motta, “Rosália é a locomotiva da cultura da Paraíba e do Nordeste. Uma mulher visionária que conhece a importância de enaltecer as nossas raízes”, afirma.
A edição 2024 do prêmio regionalizou a seleção de homenageados, incluindo mais participantes da Paraíba. Além de Rosália, outros três paraibanos receberão a honraria: o CEO da Medow Entretenimento, Jomário Souto; a cantora e jornalista Gitana Pimentel; e a poeta e compositora, Fátima Marcolino.
A cerimônia de premiação acontecerá na Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus (PE), local da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Após a solenidade, os homenageados assistirão ao drama que retrata a vida, morte e ressurreição de Cristo.
Troféu Paixão Cultural Diva Pacheco: Criado em 2013 pela APAPE – Associação dos Produtores e Artistas de Pernambuco e SOFOPS – Sociedade dos Forrozeiros Pé de Serra de Pernambuco, o prêmio é uma Pietá de bronze com base de madeira de sucupira. A iniciativa visa homenagear aqueles que contribuem para a preservação, valorização e disseminação da cultura pernambucana e nordestina.