Na manhã desta sexta-feira (26), uma operação integrada realizada pela Polícia Militar da Paraíba e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), vinculado ao Ministério Público da Paraíba, resultou no cumprimento de 30 mandados de prisão distribuídos por 17 estabelecimentos prisionais no estado.
A operação denominada “Double Lock” tem como foco os detentos que, mesmo já encarcerados por crimes anteriores, foram condenados por novas infrações. O nome “Double Lock”, que em português significa “fechadura dupla”, refere-se à condição de reclusão destes reincidentes.
O propósito principal da operação é prevenir que esses presos reincidentes progridam para regimes menos severos, contribuindo assim para a diminuição da reincidência criminal. Eles são acusados de uma variedade de delitos, incluindo posse e porte ilegal de armas, tráfico de drogas, homicídios, roubos, furtos e lesões corporais em contexto de violência doméstica, bem como o aliciamento de menores, entre outros.
Os mandados foram executados em instituições prisionais de várias regiões, incluindo os presídios PB1, Silvio Porto e Geraldo Beltrão na região metropolitana de João Pessoa. Além disso, ações foram realizadas em outras 13 cidades paraibanas, entre elas Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Serra Branca, Soledade, Cuité, Monteiro, Remígio, Umbuzeiro, Belém e Jacaraú.