Search
Close this search box.

Publicidade

Aguinaldo Ribeiro debate com ministros ações de estímulo à produção e exportação do camarão

Paraíba tem o terceiro melhor resultado do país na produção de camarão.

Foto: Assessoria
Compartilhe:

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro, líder da Maioria no Congresso Nacional, esteve reunido nesta quarta-feira, (8), em Brasília, com os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Pesca e Aquicultura, André de Paula, para debater sobre a produção de camarão no Nordeste, em especial na Paraíba. Acompanhado por parlamentares e representantes do setor de carcinicultura (técnica de criação de camarões em viveiros), Ribeiro destacou a importância do apoio aos produtores para a abertura de novos mercados internacionais.

Segundo dados do IBGE, em 2022, a produção de camarão na Paraíba atingiu um valor de R$ 142 milhões, representando 76,1% do total da aquicultura no estado. João Pessoa segue como líder na produção de camarão na Paraíba, com uma quantidade de 1,6 mil toneladas, seguido por Santa Rita, com 900 toneladas, Mogeiro com 600 toneladas, e São Miguel de Taipu e Salgado de São Félix, ambos com 500 toneladas cada. “Estou aqui para endossar as demandas apresentadas pelos produtores de camarão da Paraíba e também de outros estados. Acredito firmemente que há uma vasta fronteira ainda a ser explorada, especialmente no âmbito da pesca e da aquicultura no Brasil. Precisamos consolidar esse mercado, inclusive fortalecendo as exportações; Portanto, é crucial termos uma resposta ágil, embora com cautela levando em consideração relações comerciais internacionais, para abrir mercados e estimular a nossa carcinultura”, apontou o deputado.

Continua Depois da Publicidade

Durante a reunião, o ministro André de Paula expressou publicamente seu agradecimento ao deputado pela sua contribuição à reforma tributária. “Uma das melhores e mais importantes conquistas em relação à aquicultura foi a inclusão, por parte de Aguinaldo, da isonomia das rações. Com isso, o Congresso aceitou e nós avançamos”, comentou.

Compartilhe: