O boletim publicado nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Saúde indica que nenhum estado brasileiro está mais registrando um aumento de casos de dengue. Enquanto o Maranhão e Mato Grosso mostram uma estabilidade nos casos da doença, todos os outros estados estão apresentando uma diminuição. “Nós já vimos que a ordem natural ou o padrão é que, na próxima semana, esses dois estados já entrem em tendência de queda. Entre uma e duas semanas., esse tem sido o padrão dessa epidemia de 2024 no Brasil”, comentou Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.
As estatísticas revelam que em 2024, o país registrou um total de 4.797.362 casos prováveis de dengue, o que representa uma média de 2.362,5 casos por cada grupo de 100 mil habitantes, incluindo 53.660 casos de dengue grave ou com sinais de alarme. Além disso, houve 2.576 óbitos confirmados pela doença, com mais 2.628 casos em investigação.
Atualmente, o país mantém 10 decretos de emergência devido à dengue nos estados seguintes: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A expectativa é que esses estados revoguem os decretos quando o número de casos por 100 mil habitantes for inferior a 300. De acordo com o boletim, existem atualmente 632 decretos municipais de emergência devido à dengue em vigor, com mais de 500 deles sob revisão pela pasta no momento. “É uma situação muito diferente do que nós víamos há alguns meses. Estamos agora em outro momento dessa epidemia no Brasil”, complementou Ethel.