O esgoto irregular despejado por restaurantes e hotéis ganhou uma nova investigação do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Um inquérito civil foi anunciado pela promotora do Meio Ambiente Claudia Cabral, nesta terça-feira(14). Ela ainda afirmou que solicitou documentação e informações dos órgãos ambientais. Uma reunião com representantes da Cagepa e da gestão municipal deve ser realizada nesta quarta-feira (15).
Ao Portal Pop Notícias, o MPPB informou que não houve autuação de órgãos público nesse primeiro momento. Inicialmente, a investigação busca respostas, para então tomar as medidas necessárias.
Ao comentar sobre as recentes denúncias, a promotora afirmou que “com essas novas revelações, instauramos outro inquérito civil para apurar as responsabilidades acerca das ligações clandestinas e irregulares dos esgotos a céu aberto, que são carreados para o mar e para as redes coletoras de águas pluviais.”, declarou Claudia Cabral à rádio CBN.
Na última sexta-feira (10), a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) autuou o restaurante Bar do Cuscuz e dois quiosques por despejo de resíduos na praia. Nessa segunda-feira (13), outros dois quiosques e um hotel foram autuados pela mesma razão.
O objetivo do inquérito é aprofundar as investigações sobre as práticas de despejo irregular, identificando os responsáveis diretos e avaliando as medidas adotadas pelo governo e pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para coibir tais condutas.