Search
Close this search box.

Publicidade

É possível ter dengue e chikungunya ao mesmo tempo?

Secretaria de Saúde da Paraíba confirmou, nesta terça-feira (14), a morte de uma mulher acometida pelas duas doenças.

Foto: João Paulo Burini/Getty Imagens.
Compartilhe:

A Paraíba confirmou, nesta terça-feira (14), a morte de uma mulher de 92 anos, por dengue e chikungunya simultaneamente, em Campina Grande. Em meio à onda de casos da doença no estado, que já somam mais de 10 mil notificações por arboviroses (dengue, zika e chikungunya), o Portal Pop Notícias buscou esclarecer a possibilidade de uma pessoa ser acometido pelas duas doenças ao mesmo tempo.

De acordo com a técnica em arboviroses da Secretaria do Estado de Saúde da Paraíba, Carla Jaciara, é possível sim o paciente ser infectado por dengue e chikungunya, mesmo sendo acometido pelo mesmo mosquito, os vírus das doenças são diferentes.

Continua Depois da Publicidade

“Pode sim acontecer situações dessas, onde é importante lembrar que tanto dengue quanto chikungunya são de vírus diferentes, um é toga vírus, outro é FLAV vírus, e sim a paciente pode sim estar sendo infectada por dengue e chikungunya de forma simultânea“, explicou.

A especialista também explicou que a infecção por arbovírus pode agravar uma condição de saúde já existente. Por fim, ela destacou a importância de procurar atendimento médico com urgência ao demonstrar qualquer sintomas de dengue, zika ou chikungunya.

“No caso das duas últimas vítimas, elas apresentavam comorbidades. Então, é importante sempre procurar um serviço de saúde ao apresentar qualquer sinal ou sintoma sugestivo, pois reconhecemos a importância de um atendimento rápido, especialmente para as pessoas que têm comorbidades, já que a arbovirose pode agravar essa condição pré-existente”, orientou.

Arboviroses

As arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A palavra “arbovirose” deriva de “arbovírus”, que significa “vírus transmitido por artrópodes”. Essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais. Os principais vetores das arboviroses são os mosquitos, em particular, os gêneros Aedes, Culex e Anopheles. Esses insetos se tornam portadores dos vírus ao picar uma pessoa infectada e, subsequentemente, passam o vírus para outras pessoas durante suas picadas.

Dengue

dengue é caracterizada por febre alta, dores musculares e articulares, além de outros sintomas que variam em gravidade.

Zika

Zika, associada a complicações neurológicas, é especialmente preocupante em gestantes devido ao risco de malformações em seus bebês.

Chikungunya

chikungunya provoca febre e dores articulares intensas, muitas vezes persistindo por longos períodos.

Confira os dados de casos prováveis de arboviroses na Paraíba

Total de Casos Prováveis de Arboviroses: 10.901

Há o registro de 132 casos, em sistema, com sinais de alarme e gravidade, sendo residentes de: João Pessoa (85), Aguiar (01), Alhandra (01); Aparecida (01); Bayeux (01); Boa Ventura (01); Bonito de Santa Fé (01); Cabaceiras (01); Cabedelo (03); Camalaú (01), Campina Grande (06), Conde (02), Diamante (01) Guarabira (04); Monteiro (01); Pirpirituba (01); Poço Dantas (01); Pombal (01); Santa Luzia (01); Santa Rita (01); Sousa (04); Taperoá (01); Uiraúna (03).

Total de Casos Prováveis de Dengue: 9.648
Total de Casos Prováveis de Chikungunya: 1.199
Total de Casos Prováveis de Zika: 54

Óbitos Confirmados Dengue

1. Camalaú – 24 anos, sexo feminino, com exame IGM + Dengue
2. Conde – 42 anos, sexo feminino; com exame IGM + Dengue.
3. Campina Grande – 60 anos, sexo masculino, com exame IGM +Dengue
4. Cabedelo – 69 anos, sexo masculino, com exame IGM +Dengue.
5. Campina Grande – 93 anos, sexo feminino, com exame IGM +Dengue.

Óbitos confirmados Chikungunya

1. Sapé – sexo masculino, 57 anos de idade, com exame IGM + para Chikungunya.
2. João Pessoa – sexo feminino, 01 ano e 04 meses de idade, com exame IGM + para Chikungunya.
3. Campina Grande – sexo feminino, 93 anos, com exame IGM + para Chikungunya.
4. Pirpirituba – sexo feminino, 38 anos, com exame IGM + para Chikungunya

Há 9 óbitos que ainda estão em investigação.

 

Compartilhe: