O professores de universidades federais do Brasil se reúnem em Brasília, nesta quarta-feira (15), às 10h30, com o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para discutir as reivindicações da categoria.
Atualmente, 52 universidades e instituições federais estão em greve. Na Paraíba, os Institutos Federais estão de greve desde o dia 11 de março de 2024. Já a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), têm um indicativo de greve aprovado, que será discutido na próxima assembleia. Os servidores técnico-administrativos das instituições e das universidades permanecem de greve desde o dia 15 de abril.
O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) apresentou uma contraproposta à reinvindicação de reajuste salarial de 22,71%, com pagamento ainda no segundo semestre deste ano.
O MGI afirmou que solucionar os problemas dos servidores da educação é prioridade no momento. O ministério marcou uma reunião para a próxima terça-feira (21) com os representantes do servidores técnico-administrativos das universidades e instituições federais.