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Programa de microcrédito “Eu Posso” abre inscrições para nova etapa em João Pessoa

Serão oferecidas 120 vagas para empreendedores; inscrições começam nesta quinta-feira na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Foto: Divulgação
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As inscrições para a nova etapa do programa de microcrédito social “Eu Posso” começam nesta quinta-feira (16) na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). O programa oferece 120 vagas, distribuídas em 60 vagas na terça-feira (16) e 60 vagas na quarta-feira (17), com atendimento das 9h às 17h. Os interessados devem portar a documentação completa no ato da inscrição. O valor concedido pode chegar a R$15 mil para pessoa jurídica e a R$8 mil para pessoa física.

A Sedest está localizada na Rua Diogo Velho, 150, no Centro, e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada. Vaulene Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, alertou para a importância de conferir os critérios exigidos no edital, pois inscrições com documentação incompleta não serão validadas.

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O programa “Eu Posso” é destinado a empreendedores formais e informais, maiores de 18 anos ou legalmente emancipados, residentes em João Pessoa, e a pessoas jurídicas (MEI e ME) sediadas no município. O edital não distingue a quantidade de vagas entre pessoas físicas e jurídicas.

O processo do programa consiste em oito etapas obrigatórias: inscrição, capacitação, plano de negócio, visita técnica, análise de crédito, entrega do certificado do programa (CEM), concessão do crédito e pós-crédito. Os valores liberados dependerão da análise financeira, score de crédito e aprovação em todas as etapas.

Capacitação

Após as inscrições, os proponentes aptos participarão de quatro cursos presenciais de capacitação: Precificação (1h), Gestão Empresarial (2h), Finanças Pessoais (2h) e Comunicação e Oratória (1h). As aulas serão realizadas em dois dias, com local e data informados no ato da inscrição.

Valores

Os valores a serem liberados variam de acordo com a análise financeira e score de crédito, com juros de 0,9% ao mês. O pagamento pode ser feito em até 24 parcelas mensais fixas, com carência de até três meses para investimentos em capital fixo ou misto. Para investimentos em capital de giro, o pagamento será em até 12 parcelas sem carência.

Documentação

Os interessados em concorrer como pessoa física precisam apresentar documento de identidade com foto, comprovante de situação cadastral no CPF, comprovante de residência, certidão negativa municipal, comprovante de conta bancária e certidão negativa de órgãos de proteção ao crédito. Para pessoa jurídica, é necessário levar documentos pessoais dos sócios ou titular, certidão negativa municipal e federal, cartão CNPJ ou certificado de MEI, comprovante de endereço comercial, certificado de regularidade do FGTS, comprovante de conta bancária e certidão negativa de órgãos de proteção ao crédito.

Mais informações sobre o edital estão disponíveis no site euposso.joaopessoa.pb.gov.br.

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