A Paraíba já soma 120 transplantes realizados em 2024, até o dia 19 de maio, de acordo com dados da Central Estadual de Transplantes. Desses, 89 foram de córneas, cinco de coração, 16 de fígado e 10 de rim. No entanto, 562 pessoas ainda aguardam na fila à espera de uma nova chance.
Apesar das dificuldades, na noite deste domingo (19), foi registrada a segunda doação de múltiplos órgãos do mês de maio no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Essa ação permitiu retirar da lista de espera cinco pessoas.
Sobre o doador
O doador foi um homem de 44 anos, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele foi diagnosticado com morte encefálica após passar por exames laboratoriais e de imagem, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, que inclui um exame complementar confirmatório (eletroencefalograma).
Com a autorização da família, a Central Estadual de Transplantes mobilizou as equipes necessárias para a captação dos órgãos. A cirurgia começou pouco antes das 22h e terminou na madrugada desta segunda-feira (20).
Destino dos órgãos
Foram doados o fígado, os rins e as córneas. O fígado foi levado para São Paulo pela equipe da Força Aérea Brasileira, onde um homem de 43 anos estava à espera. Os rins foram encaminhados para Pernambuco, beneficiando um homem de 54 anos e uma mulher de 40 anos. As córneas foram enviadas para o Banco de Olhos, onde serão avaliadas antes da cirurgia.