A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa divulgou nessa terça-feira (21) o balanço oficial dos incidentes envolvendo Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) na Grande João Pessoa. Os dados cobrem o ano de 2023 e os primeiros cinco meses de 2024.
Em 2023, foram registrados 12 acidentes, incluindo 5 atropelamentos, que resultaram em 3 óbitos, e 7 colisões sem vítimas fatais, sendo que 4 ocorreram em Passagens de Nível (PN) clandestinas. Em 2024, até o dia 21 de maio, foram contabilizados 8 acidentes, todos de colisão, com apenas um ocorrido em PN clandestina.
Entre os incidentes mencionados, destaca-se um caso em que uma mulher ficou ferida após colidir o carro que dirigia com um trem, em um trecho da linha férrea no bairro Ilha do Bispo, em João Pessoa. A vítima foi socorrida com ferimentos leves e levada ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a mulher relatou que já havia passado da linha férrea e não ouviu o barulho do trem, o que ocasionou a colisão. Os passageiros do trem não sofreram ferimentos, mas alguns apresentaram crises de ansiedade e nervosismo, situações que foram prontamente contornadas.
Em nota, a CBTU afirmou que a imprudência e o desrespeito à sinalização foram as causas da colisão no sistema ferroviário. A companhia reforçou que o transporte é seguro e que incidentes podem ser evitados com o respeito às normas de segurança. A CBTU destacou que todas as passagens de nível possuem a sinalização exigida por lei e que mantém campanhas permanentes de prevenção a acidentes em suas mídias sociais e em projetos educacionais.
A companhia concluiu a nota reiterando seu compromisso com a segurança dos passageiros e a importância da colaboração da população para evitar novos acidentes, garantindo a integridade de todos que utilizam o sistema ferroviário.