Search
Close this search box.

Publicidade

Como surgiu a expressão “cabra de peia”?

Portal Pop Notícias buscou saber da origem e como se tornou popular.

Compartilhe:

A expressão “cabra-de-peia” é muito popular em alguns locais do Nordeste, mas muita gente já deve ter se perguntado o que significa, onde surgiu e de onde vem esse termo. O Portal Pop Notícias buscou saber da origem e como se tornou popular.

Significado

Continua Depois da Publicidade

“Cabra-de-peia” tem vários significados variando do contexto que está sendo falado. No sentido positivo, a expressão significa uma pessoa, valente, corajosa, que não se intimida. Ex: João é um cabra-de-peia mesmo. Já no sentido negativo da gíria, significa teimosia, desobediência, desnoste e/ou sacana. Ex: Não acredito que você fez isso. É um cabra-de-peia mesmo.

Como surgiu?

Apenas o significado positivo do termo é parecido com a origem, apesar de ser em um contexto totalmente diferente. De acordo com o etimologista Deonísio da Silva, da Universidade Federal de São Paulo (Ufscar), a expressão era usa para indicar valentia de nordestinos que apanhavam sem reclamar.

O especialista diz que as pessoas eram açoitadas com a peia – gíria nordestina da palavra chicote -, e depois eram obrigadas a beijar o açoite na mão do seu algoz.

Há outra versão. Tiradores de coco são conhecidos em alguns locais do Nordeste como cabras de peia devido ao instrumento utilizado para escalar os coqueiros. Em cada perna, é presa uma corda (peia) revestida com couro e borracha, fixada no tronco. Em movimentos alternados, o tirador vai escalando o coqueiro até atingir a copa.

Popularidade

Como muitas gírias e expressões nordestinas, “cabra de peia” se tornou popular mesmo surgindo de uma história tenebrosa e cruel. A palavra ganhou popularidade na época que milhares de nordestinos foram escravizados por senhores de engenhos e donos de terra.

Hoje, a expressão ainda é muito usada, mas nem todo mundo tinha conhecimento do surgimento da gíria.

Compartilhe: