Search
Close this search box.

Publicidade

Na Paraíba, fila da adoção tem quatro famílias para cada criança

Números “não batem” por estigmas do DNA no processo de adoção, diz promotora

Em todo o Brasil, há cerca de 30 mil crianças e adolescentes em abrigos.
Em todo o Brasil, há cerca de 30 mil crianças e adolescentes em abrigos. Foto: Kelly L/Pexels
Compartilhe:

A Paraíba tem 256 famílias prontas para adotar e 67 crianças na fila, segundo o Sistema Nacional de Adoção, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Isso significa que, para cada menor na espera para adoção, há quase quatro grupos familiares à procura de um filho adotivo. Em todo o Brasil, há cerca de 30 mil crianças e adolescentes em abrigos, mas só 4 mil delas podem ser adotadas.

Para a promotora de Justiça de João Pessoa, que atua na defesa da criança e do adolescente, Soraya Soares da Nóbrega, os números que “não batem” são resultado de estigmas do DNA no processo de adoção. “Essa conta não fecha em razão das exigências dos adotantes. A demora na verdade ocorre porque, infelizmente, a maioria dos candidatos habilitados à adoção faz exigências e demonstra algumas preferências. Eles querem, a grande maioria, a criança idealizada, não a real, a que existe, está no abrigo e quer ser adotada para viver em família”, declarou a jurista ao Portal Pop Notícias.

Continua Depois da Publicidade

Famílias exigentes demais

Para Soraya Soares, as pessoas criticam a burocracia no processo de adoção no Brasil, mas esquecem de falar sobre as exigências das famílias. “Geralmente o processo de adoção no Brasil pode levar em média cerca de um ano. No entanto, pode durar bem mais se o perfil apresentado pelo adotante for muito diferente do disponível no cadastro – SNA. As exigências para encontrar a criança idealizada é que provoca essa demora. A maioria das famílias querem crianças do sexo feminino, cor branca e recém-nascida”, enfatizou.

Em meio a esse panorama, será realizada a 6ª Edição da ‘Festa da Adoção’ em João Pessoa. A iniciativa, organizada pela 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, junto com a Promotoria de Justiça da Criança e Adolescente de João Pessoa e a Defensoria Pública do Estado, tem o objetivo de proporcionar um espaço para crianças disponíveis para adoção se encontrarem com possíveis adotantes.

A ‘Festa da Adoção’ está marcada para acontecer na próxima terça-feira (28), a partir das 19h, na Casa de Recepção Popótamus Buffet, em Manaíra. O evento tem como objetivo aproximar as crianças que estão em instituições de acolhimento das famílias que sonham em adotar. Durante a festa, haverá um ambiente lúdico e divertido, com brincadeiras e atividades para todos.

A ideia é não apenas encontrar famílias para as crianças em abrigos, mas também sensibilizar a comunidade sobre a importância de ajudar essas crianças e adolescentes a encontrar um lar seguro.

Compartilhe: