A Paraíba tem 256 famílias prontas para adotar e 67 crianças na fila, segundo o Sistema Nacional de Adoção, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Isso significa que, para cada menor na espera para adoção, há quase quatro grupos familiares à procura de um filho adotivo. Em todo o Brasil, há cerca de 30 mil crianças e adolescentes em abrigos, mas só 4 mil delas podem ser adotadas.
Para a promotora de Justiça de João Pessoa, que atua na defesa da criança e do adolescente, Soraya Soares da Nóbrega, os números que “não batem” são resultado de estigmas do DNA no processo de adoção. “Essa conta não fecha em razão das exigências dos adotantes. A demora na verdade ocorre porque, infelizmente, a maioria dos candidatos habilitados à adoção faz exigências e demonstra algumas preferências. Eles querem, a grande maioria, a criança idealizada, não a real, a que existe, está no abrigo e quer ser adotada para viver em família”, declarou a jurista ao Portal Pop Notícias.
Famílias exigentes demais
Para Soraya Soares, as pessoas criticam a burocracia no processo de adoção no Brasil, mas esquecem de falar sobre as exigências das famílias. “Geralmente o processo de adoção no Brasil pode levar em média cerca de um ano. No entanto, pode durar bem mais se o perfil apresentado pelo adotante for muito diferente do disponível no cadastro – SNA. As exigências para encontrar a criança idealizada é que provoca essa demora. A maioria das famílias querem crianças do sexo feminino, cor branca e recém-nascida”, enfatizou.
Em meio a esse panorama, será realizada a 6ª Edição da ‘Festa da Adoção’ em João Pessoa. A iniciativa, organizada pela 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, junto com a Promotoria de Justiça da Criança e Adolescente de João Pessoa e a Defensoria Pública do Estado, tem o objetivo de proporcionar um espaço para crianças disponíveis para adoção se encontrarem com possíveis adotantes.
A ‘Festa da Adoção’ está marcada para acontecer na próxima terça-feira (28), a partir das 19h, na Casa de Recepção Popótamus Buffet, em Manaíra. O evento tem como objetivo aproximar as crianças que estão em instituições de acolhimento das famílias que sonham em adotar. Durante a festa, haverá um ambiente lúdico e divertido, com brincadeiras e atividades para todos.
A ideia é não apenas encontrar famílias para as crianças em abrigos, mas também sensibilizar a comunidade sobre a importância de ajudar essas crianças e adolescentes a encontrar um lar seguro.