As obras no Novo Terminal de Passageiros do Parque Solon de Lucena (Lagoa) vão alterar o trânsito no centro de João Pessoa, a partir deste domingo (26). Os ônibus e outros veículos compartilharão os mesmos espaços, pois as plataformas atuais serão desativadas temporariamente. A reforma deve durar cerca de 60 dias.
Essas obras, que visam melhorar a segurança, conforto e qualidade para os passageiros, são uma parceria entre a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros (Sintur-JP).
Mudanças nas paradas de ônibus durante as obras
As linhas dos corredores Cruz das Armas, Acesso Oeste e 02 de Fevereiro vão parar no ‘anel externo’, perto do Cassino da Lagoa. Já as linhas dos corredores Pedro II, Epitácio Pessoa, Tancredo Neves e Beira Rio vão parar perto do Centro Comercial de Passagem (CCP).
Victor Gomes, diretor de transportes da Semob-JP, explicou que das 77 linhas de transporte público na cidade, 70 passam pela Lagoa. “A média de passageiros na cidade, por dia, é de 200 mil usuários. Destes, cerca de 170 mil deverão perceber o impacto da mudança e terão que se adaptar neste período aos novos locais de acesso aos ônibus”, afirmou.
Trânsito no entorno da Lagoa
A Diretoria de Operações da Semob-JP terá equipes de agentes de mobilidade na região para organizar o trânsito e orientar os passageiros. Será necessário isolar uma área próxima ao CCP para acomodar os usuários que aguardam os ônibus.
O diretor de operações, Sanderson Cesário, sugere que os motoristas busquem rotas alternativas para evitar a região da Lagoa. “Sugerimos como rotas aos motociclistas e motoristas vias como a Avenida João Machado e Odon Bezerra, afim de reduzir a demanda de veículos próximos da Lagoa e diminuir as chances de congestionamentos”, disse.
Investimentos no transporte público
A Prefeitura de João Pessoa vem investindo em melhorias no transporte público, com a aquisição de ônibus mais modernos e menos poluentes. A cidade já conta com 77 veículos novos, 75 seminovos e 20 veículos reforçando a frota. Além disso, a cidade recebeu R$ 180 milhões do Ministério das Cidades para a compra de 60 ônibus elétricos, como parte do plano de modernização e compromisso com o meio ambiente.
Com informações: PMJP