A Arquidiocese da Paraíba realizará mais uma celebração da Festa de Corpus Christi, um dos eventos mais esperados do calendário religioso local nos dias 29 e 30 de maio. Neste ano, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, situada no centro da cidade, realizará as “24 horas com Cristo” com o tema “Eu sou o pão vivo que desceu do céu”, com uma programação que conta com missas e um momento de confissões. Às 16h, está prevista a procissão de Corpus Christi, com Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar da Paraíba, conduzindo o Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro da cidade em direção à Catedral de Nossa Senhora das Neves.
A procissão, partindo da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes com os fiéis acompanhando o Santíssimo Sacramento, é uma tradição que se mantém há décadas pelas ruas da região central de João Pessoa.
Tradições da data
A data também é conhecida como “Corpus Domini”, que se traduz como “corpo do Senhor” em português. A festividade tem como propósito celebrar publicamente a eucaristia, sacramento católico que rememora a Última Ceia. Esta celebração móvel ocorre sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo após o de Pentecostes, sendo este último celebrado 50 dias após a Páscoa. O Corpus Christi é determinado desta maneira: o Corpus Christi é celebrado na quinta-feira imediatamente seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, o domingo da Santíssima Trindade ocorre no domingo seguinte ao Pentecostes, o Pentecostes acontece 50 dias após a Páscoa, portanto, o Corpus Christi ocorre 60 dias após a Páscoa.
A procissão recorda a jornada dos cristãos peregrinos em busca da Terra Prometida. Corpus Christi significa Corpo de Deus e é uma comemoração litúrgica católica que acontece na quinta-feira após a festa de Pentecostes. Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de cores vibrantes e desenhos de inspiração religiosa.
Esta festividade é marcada pela procissão solene e pela arte dos tapetes decorativos. A prática dos tapetes teve origem em Portugal e foi trazida para o Brasil durante a colonização, entre os séculos XVI e XIX. Para a Igreja Católica, esta tradição remete à recepção de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriram as ruas com ramos e mantos para a passagem do Messias.
Programação
29/05 – Quarta-feira
– 16h às 18h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
– 18h: Missa de abertura — Presidida pelo Pe. Givanaldo Ferreira
– 19h às 20h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
– 20h: Missa Solene — Presidida pelo Pe. Francisco Azevedo. pároco da Paróquia de N.S. Lourdes
– 21h30 às 22h30: Louvor Jovem e Adoração ao Santíssimo Sacramento
– 22h30 às 00h: Missa Solene — Presidida pelo Pe. Roberto Coura. O Santíssimo ficará exposto com as portas fechadas das 23h30 às 06h.
30/05 – Quinta-feira
– 06h às 07h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
– 07h: Missa Solene — Presidida pelo Padre José Edson
– 08h às 09h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
– 09h – Missa Solene — Presidida por: Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz. Adoração ao Santíssimo Sacramento
– 10h30 às 11h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
– 11h: Missa Solene — Presidida pelo Pe. Marcilio
– 12h às 14h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
– 14h: Missa Solene — Presidida por Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar da Paraíba
– 16h: Procissão com o Santíssimo Sacramento, pelas ruas e avenidas, encerrando na Basílica Catedral Nossa Senhora das Neves.
Percurso
O percurso da procissão inclui as seguintes ruas e locais: Av. das Trincheiras, Praça João Pessoa, Rua Visconde de Pelotas, Rua Vigário Sarlen e Praça Dom Ulrico. Após a procissão, haverá uma missa na Catedral, presidida por Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba.