O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está efetuando nesta segunda-feira(27), o adiantamento da segunda parte do 13º salário para aqueles que recebem até um salário mínimo e cujo número de inscrição social (NIS) termina em 2. Esta medida representa uma antecipação, com o pagamento para os que ganham acima do mínimo começando em 3 de junho, contemplando os beneficiários com NIS terminados em 1 e 6.
Mais de 33 milhões de segurados estão agendados para receber até 7 de junho, conforme o último dígito do NIS. A primeira parcela foi distribuída entre abril e maio deste ano.
Calendário de pagamento:
Para beneficiários que recebem até um salário mínimo:
- NIS terminado em 2: pago em 27 de maio
- NIS terminado em 3: pago em 28 de maio
- NIS terminado em 4: pago em 29 de maio
- NIS terminado em 5: pago em 31 de maio
Para beneficiários que recebem mais de um salário mínimo:
- NIS terminados em 1 e 6: pagamento em 3 de junho
- NIS terminados em 2 e 7: pagamento em 4 de junho
- NIS terminados em 3 e 8: pagamento em 5 de junho
- NIS terminados em 4 e 9: pagamento em 6 de junho
- NIS terminados em 5 e 0: pagamento em 7 de junho
Os segurados podem checar a liberação do pagamento através do site Meu INSS do governo federal, pelo aplicativo para celulares ou pelo telefone 135. Para consultas por telefone, é necessário fornecer o número de CPF do titular e confirmar alguns dados para identificação, com atendimento disponível das 7h às 22h, de segunda a sábado.
Quem tem direito?
Aqueles com direito ao décimo-terceiro do INSS incluem aposentados e pensionistas da Previdência Social que tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão em 2024. Quem recebe salário-maternidade também tem direito, com o pagamento sendo realizado junto com a última parcela desse benefício.
Como consultar a data de pagamento
Os beneficiários podem acessar o site ou aplicativo “Meu INSS” para verificar a data em que o saldo será creditado em suas contas, necessitando informar o número de CPF e fazer login com a conta do portal Gov.br. Na seção ‘Extrato de Pagamento’, é possível verificar a data prevista para o depósito do valor.