As fortes chuvas que caíram no início da manhã desta terça-feira (28), em João Pessoa, provocaram transtornos e prejuízos em diversas partes da cidade. Um dos casos mais graves ocorreu no bairro de Oitizeiro, onde o teto de um posto de combustível desabou por volta das 6h, no momento em que a chuva estava mais intensa.
Há alerta laranja para acumulado de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que deve chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Existe risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. Além de João Pessoa, o alerta é válido para outras 15 cidades: Alhandra; Baía da Traição; Bayeux; Caaporã; Cabedelo; Conde; Cruz do Espírito Santo; Lucena; Mamanguape; Marcação; Mataraca; Pedras de Fogo; Pitimbu; Rio Tinto e Santa Rita.
Além desse incidente, outros pontos da cidade ficaram alagados, tornando o trânsito inviável ou severamente prejudicado nessas áreas. Bairros como Mangabeira, Bancários, Cristo, Cruz das Armas, José Américo e Torre registraram áreas de alagamento logo nos primeiros momentos da chuva. Nos bairros José Américo e Torre, por exemplo, vários carros apresentaram panes devido ao volume de água acumulada.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) identificou diversos pontos de alagamento críticos na cidade, incluindo a Av. Dom Pedro II (Ibama) no sentido bairro, o Viaduto do Cristo, a lateral da Central de Polícia, a Av. Sérgio Guerra (Equilíbrio do Ser), a Av. Sanhauá, a ladeira entre Mangabeira e Valentina, a Feira da Torre e a lateral do Centro Administrativo Municipal em Água Fria.
A Defesa Civil de João Pessoa anunciou que emitirá uma nota sobre a situação na cidade, proporcionando atualizações e orientações para os moradores afetados pelas enchentes.