A Polícia Civil realizou, nesta terça-feira (4), uma operação para cumprir 46 mandados judiciais. Destes, 22 são de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão. As ações ocorreram nos municípios de Ipaumirim e Baixio, no Ceará, e nas cidades de Cajazeiras, São João do Rio do Peixe e Cachoeira dos Índios, na Paraíba.
Até a manhã desta terça, 19 membros do grupo foram presos. Os policiais também apreenderam drogas e armas.
A Operação Continere investiga uma facção criminosa originária da Paraíba que atua no tráfico de drogas, homicídios e outros crimes no interior do Ceará e Paraíba.
Ainda serão cumpridos mandados de prisão em quatro unidades prisionais nos municípios de Patos, Sousa e São João do Rio do Peixe, na Paraíba, e em Juazeiro do Norte, no Ceará.
As investigações na Paraíba são conduzidas pela Delegacia Seccional de Cajazeiras. As medidas foram decretadas pela Vara de Delitos de Organização Criminosa de Fortaleza.
Pedro Viana, diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul, informou que a investigação começou há oito meses e descobriu uma conexão entre membros da facção presos e os que estavam em liberdade.
“Essa operação tem com objetivo conter o avanço dessa facção criminosa que tentava se instalar no estado. Integrantes eram atuantes no tráfico de drogas e homicídios. Nosso trabalho de investigação começou há oito meses e descobriu que existiam pessoas da facção dentro de presídios em contato com outras pessoas planejando expandir a facção primeiramente para a cidade de Ipaumirim no Ceará. Foram apreendidos armas e drogas.” disse Viana.
A operação contou com 16 equipes da Polícia Civil, totalizando 60 policiais, e a investigação durou cerca de oito meses.