Search
Close this search box.

Publicidade

TSE Unificado: especialista dá dicas para concurso com salários de R$ 13,9 mil

Cargos de Direito, Serviço social, Psicologia, Medicina e outras áreas são previstos.

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Compartilhe:

Com 396 vagas em todo o país, o concurso unificado do Tribunal Superior Eleitoral está com inscrições abertas até o dia 18 de julho. Na oportunidade, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) oferece três vagas de contratação imediata, mas admite a formação de cadastro de reserva, o que de acordo com a especialista em concursos públicos, Ceres Rabelo, pode ser visto com esperança de convocação.

Estamos em um ano eleitoral, um ano efervescente no qual o Tribunal Superior Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral vão trabalhar bastante e vão precisar bastante de servidores; então o cadastro de reserva existe, mas não é para desanimar porque as vagas imediatas serão preenchidas e o cadastro de reserva deve ser preenchido devido a vacâncias como exonerações”, disse ela.

Continua Depois da Publicidade

Banca Cebraspe

Uma das principais caraterísticas da banca, responsável por este certame, é o método Cespe, no qual as questões são elaboradas no formato ‘certo ou errado’, no qual cada questão errada anula uma certa.

“São 120 questões, então se fez 60 certas e errou 60 zerou a prova, então marque apenas o que tem certeza pois não vale a pena chutar neste tipo de prova”, reforçou.

Ainda há tempo

Da primeira semana de inscrições abertas até a data da prova serão mais de 100 dias, o que de acordo com a professora Ceres Rabelo, pode ser um período de preparação suficiente para fazer a diferença no resultado esperado pelos concurseiros de tribunais.

“É preciso estudar muito sobre Direito Eleitoral, fazer questões da banca e para isso há caminhos como videoaulas disponíveis no Youtube”, apontou a professora que também mantém um canal na plataforma.

Formato Unificado

O formato adotado neste concurso também deve ser adotado como oportunidade, além dos salários atrativos, que se aproximam de R$ 14 mil.

Segundo a especialista, o momento para o candidato estar atento também à possibilidade de uma aprovação mesmo que não seja dentro do estado de origem, uma vez que há possibilidades de transferência com o passar dos anos na carreira.

“Essa forma de fazer o concurso permite uma participação em massa da população porque o candidato que mora na Paraíba pode concorrer pelas vagas em São Paulo, Amapá, Rio de Janeiro, onde ele quiser”, disse ela.

Cronograma

• Inscrições: 4/6 a 18/7/2024
• Solicitação de inscrição com isenção da taxa: 4/6 a 18/7/2024
• Divulgação da consulta aos locais de provas: 6/9/2024
• Aplicação das provas: 22/9/2024
• Divulgação dos gabaritos oficiais: 27/9/2024
• Resultado final das provas: 28/10/2024

 

Via: Assessoria

Compartilhe: