O mês junino possui três datas voltadas a santos da Igreja Católica. Nesta quarta-feira (13), celebra-se o Dia de Santo Antônio, conhecido popularmente como o santo casamenteiro. Mas o que levou a atribuição de casamenteiro para Santo Antônio?
Nascido em Lisboa, Portugal, Santo Antônio ganhou a fama de casamenteiro após interceder por uma jovem que conseguiu fazer um ótimo casamento. A história conta que o santo tinha atendido o pedido de uma moça que precisava de um dote para casar. O santo deu um bilhete pedindo que um comerciante local desse moedas de pratas, de acordo com o peso do papel, para esta moça.
O comerciante achou que pesaria pouco e aceitou, mas foram necessários 400 escudos de prata para que a balança chegasse ao equilíbrio. Em seguida, o homem lembrou de uma promessa que havia feito a Santo Antônio, que era justamente dar 400 escudos de prata para uma jovem. Após receber a quantia, a jovem pôde se casar.
Outra tradição ligada a Santo Antônio, é o pão, segundo a tradição, as pessoas que comiam do pão pelas próprias mãos do santo eram curadas.
Pedra de Santo Antônio
Na Paraíba, há uma tradição de muitos religiosos de irem até a Pedra de Santo Antônio, que fica localizada na Serra do Bodopitá, no município de Fagundes, no Agreste paraibano. O local atrai turistas e fiéis de todo Brasil o ano inteiro.
De acordo com a crença, a pessoa que passar três vezes por baixo da pedra conseguirá um amor. Muitas pessoas retornam no ano seguinte para agradecer a Santo Antônio pela intercessão.