O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca responsável em aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, abriu inscrição para o Programa de Atualização e Qualificação de Avaliadores (PAQ-A). O prazo para interessados se cadastrarem termina no dia 12 de julho.
Para participar do PAQ-A é necessária graduação na área de Letras, em Língua Portuguesa ou Linguística. Os candidatos devem enviar documentação comprobatória para confirmar inscrição.
As provas do Enem 2024 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. A redação é uma das cinco provas que compõem o exame. Os candidatos deverão produzir um texto dissertativo-argumentativo seguindo uma proposta de tema, que apresenta uma discussão social.
Sobre a seleção
A seleção para corretores de redação do Enem 2024 conta com duas fases. Na primeira fase, com curso de capacitação a distância em seis módulos, com duração de 120 horas e de caráter eliminatório. O treinamento acontecerá entre os dias 15 de agosto e 15 de setembro.
Já a segunda fase, com uma prova com 100 questões objetivas e uma produção textual, online e de caráter eliminatório, que acontecerá no dia 29 de setembro. Neste caso, o exame será aplicado para candidatos que não tenham certificado do PAQ-A ou do Programa de Atualização e Qualificação de Supervisores (PAQ-S) do Enem 2023, emitido pelo Cebraspe.
O resultado do processo de avaliadores da redação do Enem 2024 será informado no dia 21 de outubro. Será encaminhado convite para atuar no exame. A capacitação presencial deve ser feita entre os dias 21 e 25 de outubro.
Será pago o valor de R$ 3 por redação avaliada em 1ª e 2ª correções e R$ 3,30 por redação avaliada em 3ª correção.