Search
Close this search box.

Publicidade

Joe Biden renuncia à candidatura para a reeleição presidencial nos EUA

Presidente vinha enfrentando pressões para abandonar a corrida eleitoral após baixo desempenho no primeiro debate presidencial, além das preocupações com sua idade avançada e aptidão cognitiva e física

Foto: AP Photo/Jacquelyn Martin
Compartilhe:

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, anunciou neste domingo (21) que não buscará mais a reeleição e irá tirar a sua candidatura das eleições americanas deste ano. Em um comunicado nas redes sociais, o presidente afirmou que cumprirá seu mandato até janeiro de 2025.

“Decidi não aceitar a nomeação e concentrar todas as minhas energias nas minhas funções como Presidente durante o resto do meu mandato. Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano”, publicou Biden.

Continua Depois da Publicidade

Após pressões internas e de parte do eleitorado democrata, Biden decidiu não buscar a reeleição. A crise em sua campanha começou após um debate contra Donald Trump em junho, que levantou questionamentos sobre sua capacidade cognitiva. Até agora, o presidente resistia, dando entrevistas, reunindo-se com governadores democratas, e negando declínio cognitivo e físico. Na última semana, Biden repetiu que não desistiria e venceria a eleição.

Em carta aberta, Biden escreveu que foi uma grande honra servir como presidente e afirmou que é melhor para seu partido e para o país que se afaste e concentre-se em cumprir seus deveres presidenciais até o fim de seu mandato: “Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”.

Diagnosticado com Covid-19 na última quarta-feira (17), Biden teve que suspender eventos de campanha e encontra-se isolado em sua casa, em Delaware. Diante da pressão crescente, sua reflexão sobre a candidatura intensificou-se. Apesar da publicação de Joe apoiando a indicação de sua vice-presidente, Kamala Harris, o Partido Democrata ainda não revelou quem será o substituto na corrida eleitoral contra Trump.

Compartilhe: