João Pessoa sedia neste fim de semana, pelo quarto ano consecutivo, a Copa Brasil de Paraciclismo. A competição, considerada o principal torneio da modalidade no país, após o campeonato brasileiro, reunirá os principais atletas do esporte em dois dias de disputas. Estarão presentes mais de 120 esportistas, distribuídos em 13 categorias distintas. O evento conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).
As provas contrarrelógio individual acontecem no sábado (27) e de resistência no domingo (28). O Congresso Técnico está previsto para ser realizado na sexta-feira (26), de maneira remota. Já a largada nos dois dias será às 8h, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. O circuito será montado até o Posto Federal, no bairro da Penha. Essa é a última competição antes dos Jogos Paralímpicos de Paris, a partir do dia 28 de agosto.
A Copa Brasil de Paraciclismo é um dos principais eventos do calendário nacional e conta com pontos válidos para o Ranking Nacional da modalidade. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
Provas – A prova de resistência varia de 40km a 70km, enquanto na contrarrelógio individual vai até 25km
Representantes em Paris – A Confederação Brasileira de Ciclismo e o Comitê Paralímpico Brasileiro anunciaram na última semana, os atletas selecionados para representar a equipe brasileira de paraciclismo nos Jogos Paralímpicos de Paris. A equipe conquistou um total de seis vagas, distribuídas entre três homens e três mulheres.
Na liderança da equipe está o multimedalhista Lauro Chaman, na categoria MC5, seguido por Carlos Soares, na categoria MC1, e Sabrina Custódia, na categoria WC2. Além deles, as atletas Jady Malavazzi e Mariana Garcia vão competir na categoria handbike WH3, somado a Ulisses Freitas, que estará na handbike MH4.