Search
Close this search box.

Publicidade

Projeto da FLIC leva escritores campinenses para 2 mil alunos da rede pública

De agosto a novembro, 17 escolas de Campina Grande e o IFPB vão receber o projeto Leitura Viva 2024

Compartilhe:

A Feira Literária de Campina Grande (FLIC) anunciou mais um projeto de incentivo à formação de leitores junto aos alunos da rede pública de ensino. De agosto a novembro, 17 escolas de Campina Grande e o IFPB vão receber o projeto Leitura Viva 2024, que tem a proposta de trabalhar, em sala de aula, a produção literária de escritores campinenses. Para 2024, já são 1962 estudantes envolvidos.

Stellio Mendes, idealizador da FLIC, explica que o projeto Leitura Viva traz contribuições diretas para ampliar o acesso de alunos a autores de Campina Grande e que este ano o projeto ganhou um reforço com a aquisição de mais de 1.100 exemplares que serão disponibilizados para alunos e professores.

Continua Depois da Publicidade

“São mais de 150 títulos, entre livros e cordéis. Esta aquisição é resultado de uma ação do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, que nos permitiu a compra dos livros, além de ampliar o contato e o conhecimento dos estudantes sobre a produção literária de escritores paraibanos”, comentou.

Além dos alunos, os professores são beneficiados com a publicação na revista Leia Escola de artigos com o relato da experiência com o projeto. “Nossa proposta é unir professores e alunos nessa missão de conhecer a produção literária paraibana e formar novos leitores”, complementa Stellio Mendes.

A primeira edição do Leitura Viva aconteceu em 2019 e até o ano passado já mobilizou 4316 estudantes e 112 professores em 42 escolas de Campina Grande.

Sobre a FLIC

A sétima edição da Feira Literária de Campina Grande de 11 a 17 de novembro. Este ano, a FLIC terá Itamar Vieira Júnior e Raphael Montes já confirmados na programação, além de nomes como de Francisco Azevedo (Rio de Janeiro), Bráulio Tavares (Campina Grande), Leonardo Pinto (Fortaleza/São Paulo), Dani Russo (São Paulo) e ⁠Ana Daviana (Pilõezinhos).

Em 2023, cerca de 5 mil pessoas participaram das atividades da FLIC. Ao longo do ano, a Feira promove uma série de projetos literários que movimentam a cidade de Campina Grande, envolvendo estudantes, professores e a formação de novos leitores.

A FLIC é realizada através da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura, além do patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba.

Compartilhe: