Search
Close this search box.

Publicidade

Fiscalização identifica imóveis com riscos desabamento e incêndio no Centro de JP

Prédios que possuem riscos de desabamento ou incêndio serão interditados pela Defesa Civil

Foto: Reprodução
Compartilhe:

Uma ação conjunta dos órgãos de fiscalização do município, junto com o Corpo de Bombeiros e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), iniciou, nesta terça-feira (30), a identificação de imóveis em riscos de desabamento e incêndios no Centro Histórico de João Pessoa.

Neste processo de mapeamento, a Defesa Civil, por sua vez, vai avaliar a estrutura dos imóveis e, quando necessário, interditar aqueles que oferecerem risco. O Corpo de Bombeiros é o responsável por inspecionar as medidas de segurança contra incêndio, verificando, por exemplo, as instalações elétricas desses prédios.

Continua Depois da Publicidade

Na primeira parte da ação, as equipes registram os primeiros imóveis, o nome da rua e número da edificação. Esses dados vão ser enviados para a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que vai identificar e notificar os proprietários para que, posteriormente, permitam o acesso das equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Jailton Gomes, essa operação é de extrema importância para preservação do Centro Histórico de João Pessoa.

“Nesse primeiro momento, foram divididas três equipes, cada uma com representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e do Crea-PB, sendo iniciado o mapeamento dos imóveis que aparentemente apresentam algum risco, seja estrutural ou de incêndio, para posterior identificação dos proprietários e notificação para manutenções corretivas”, explicou.

“O objetivo desta operação é identificar as edificações que se encontram com risco de incêndio e risco estrutural para que, em um segundo momento, possamos fazer uma intervenção para prevenir acidentes nesses prédios”, afirmou o tenente-coronel Aragão, diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros.

Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, que está em fase experimental, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.

Órgãos responsáveis pela operação – Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP), Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU-PB).

 

Compartilhe: