O primeiro debate realizado pela TV Arapuan Band, na noite desta quinta-feira (8) com os candidatos a prefeito de João Pessoa, marcou o início da campanha propriamente dita e deu o tom de como os candidatos irão se comportar até o dia das eleições. Tomando como base o evento de ontem, realizado no Sesc Centro, o processo eleitoral na Capital será marcado por poucas propostas e muitas denúncias e acusações.
O alvo principal também já tem endereço certo: o prefeito Cícero Lucena (PP), que é candidato à reeleição e lidera as pesquisas de intenção de votos. Foi isso que foi visto no debate, do qual participaram ainda Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL) e Ruy Carneiro (Podemos).
Mediado pelo jornalista Luis Tôrres, o encontro teve um formato que proporcionou o confronto direto entre todos. Os temas preferidos foram educação, saúde, transporte público e infraestrutura.
Marcelo Queiroga e Luciano Cartaxo também foram muito provocados, especialmente pelas ligações com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e com o presidente Lula (PT), respectivamente. Eles se apresentam como os candidatos de Bolsonaro e Lula e deixaram claro no debate que vão explorar ao máximo a vinculação durante a campanha.
Mais comedido, Ruy focou mais no que já encaminhou de verbas através de emendas para João Pessoa. Sua participação foi mais uma prestação de contas como deputado federal e quando ocupou outros cargos.