Search
Close this search box.

Publicidade

Paraíba inicia distribuição de equipamentos gratuitos para pessoas com deficiência; veja como solicitar

Programa inclui a entrega de cadeiras de rodas, cadeiras de banho e outros acessórios adaptados, todos produzidos na Oficina Ortopédica do Governo do Estado, em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD).

Pessoa sentada em cadeira de rodas.
Foto: Freepik.
Compartilhe:

A Paraíba iniciou a distribuição gratuita de equipamentos adaptados para pessoas com deficiência. O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo durante o programa “Conversa com o Governador”, transmitido pela Rádio Tabajara nesta segunda-feira(12).

Equipamentos disponíveis

Continua Depois da Publicidade

O programa inclui a entrega de cadeiras de rodas, cadeiras de banho e outros acessórios adaptados, todos produzidos na Oficina Ortopédica do Governo do Estado, em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD). Na primeira fase, 95 pessoas serão beneficiadas, com um total de 420 equipamentos a serem distribuídos em três etapas.

Como solicitar

Os interessados devem procurar a rede básica de saúde, que fará o encaminhamento à FUNAD. É necessário apresentar um laudo do Sistema Único de Saúde (SUS) com Classificação Internacional de Doenças (CID) válida, além do cartão do SUS e do CPF. A prioridade será dada a pessoas em situação de vulnerabilidade social e àquelas que não possuem cadeira de rodas.

Pontos de distribuição

A distribuição ocorrerá em três regiões de saúde do estado, com os seguintes pontos:

  • Oficina Ortopédica da FUNAD em João Pessoa
  • Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência (Nadpd) em Campina Grande
  • Centro Especializado em Reabilitação (CER 4) em Sousa

Após a solicitação, o prazo para entrega dos equipamentos é de até 60 dias, com a prescrição personalizada considerando as medidas do solicitante.

Expectativas

O primeiro lote de equipamentos deve ser entregue até setembro, com os próximos lotes programados para atender à demanda. Essa iniciativa visa promover a acessibilidade e a melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência na Paraíba.

Leia também: Tribunal de Contas proíbe propaganda eleitoral nas dependências e veículos

Compartilhe: