A coligação “Com a força do povo, Arara pode mais”, composta pelo MDB e pela Federação PSDB/Cidadania, solicitou a impugnação da candidatura de Amarildo Carvalho Pereira Filho (PSB) à prefeitura de Arara, no Agreste da Paraíba. O processo foi encaminhado para Justiça Eleitoral.
O processo alega que Amarildo é genro do atual prefeito da cidade, José Ailton Pereira da Silva (PSB), que configura inelegibilidade reflexa, infringindo a legislação. Ainda segundo o documento, o candidato mantém uma união estável com a filha do prefeito há 7 anos. As fotos anexadas nos autos do processo mostram Amarildo com a filha do prefeito.
Uma decisão publicada no Diário Oficial do Município mostra que Amarildo estava à frente da Secretaria de Finanças da cidade durante o período de dezembro de 2018. Além disso, o candidato também chegou a coordenar campanhas anteriores do prefeito.
Os dados do secretário de Finanças, a época, e o endereço registrado no Tribunal Superior Eleitoral para as eleições deste ano, também comprovam que o candidato reside no mesmo endereço do prefeito José Ailton.
Confira os documentos
No pedido, o jurídico apontou as evidências que, na sua visão, comprovam o vínculo familiar do candidato e que contraria o que diz a lei. Confira na íntegra:
“Em face do exposto, sendo de conhecimento público o status de solidez da relação do candidato com sua companheira, que coabitam a anos, compondo o Sr. Amarildo não somente a gestão como também a família do atual Prefeito, o fato da candidatura ser encabeçada pelo genro do Prefeito, companheiro da sua filha, contraria frontalmente o que prevê a legislação, sendo imprescindível o reconhecimento da relação com seu status real, que é o de União Estável, o que obsta, por decorrência lógica, o deferimento do pedido de registro de AMARILDO CARVALHO PEREIRA FILHO para o cargo de Prefeito de Arara/PB”, escreveu.
Após o pedido, cabe à Justiça Eleitoral analisar todo o material e decidir pela legalidade ou não da candidatura de Amarildo Carvalho Pereira Filho.