Search
Close this search box.

Publicidade

Provas do CNU são realizadas em todo o Brasil

Provas começaram às 9h deste domingo (18)

Foto: Ravena Rosa/Agência Brasil
Compartilhe:

As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) tiveram início às 9h deste domingo. Mais de dois milhões de candidatos se inscreveram para disputar as mais de 6.600 vagas oferecidas em 21 órgãos públicos, no que é conhecido como o “Enem dos Concursos”. A divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas acontece na terça-feira.

No período da manhã, os portões foram abertos às 7h30 e fechados às 8h30, no horário de Brasília. As provas começaram às 9h e terão a duração de duas horas e 30 minutos, com término previsto para 11h30. Candidatos que solicitaram tempo adicional para atendimento especial durante a inscrição terão até 12h30 para concluir a prova.

Continua Depois da Publicidade

No turno da tarde, os participantes deverão retornar ao local de prova. Os portões reabrirão às 13h e fecharão às 14h. As provas terão início às 14h30 e os candidatos terão três horas e 30 minutos para completá-las, com término às 18h. Aqueles que solicitaram tempo adicional terão até 19h para finalizar a prova.

As provas

As provas foram organizadas em oito blocos temáticos. Apenas os candidatos do bloco 8, que estão concorrendo a cargos de nível médio, tinham a obrigatoriedade de redigir uma redação, sendo este o bloco com o maior número de inscritos, totalizando 694.551 participantes.

O tema da redação, exigida somente para candidatos a vagas que exigem ensino médio, foi: “Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?”.

Pela manhã, os participantes também responderam a 15 questões de múltipla escolha de língua portuguesa. Pela tarde, a prova continua com 45 questões objetivas de matemática, noções de direito e realidade brasileira.

No lugar da redação, os candidatos dos demais blocos temáticos, que concorrem a cargos de nível superior, responderam a uma questão dissertativa, sobre um assunto relacionado à área de atuação em que se inscreveram.

Pela manhã, eles também resolveram 20 questões objetivas de conhecimentos gerais e, à tarde, farão uma avaliação com 50 questões de teste sobre conhecimentos específicos do bloco temático.

Compartilhe: