Search
Close this search box.

Publicidade

Paraíba enfrenta redução populacional e envelhecimento evidente a partir de 2045

Segundo os dados revelam projeções de declínio populacional e aumento da idade mediana no estado, impulsionados pela queda na fecundidade e redução na mortalidade infantil

Foto: reprodução
Compartilhe:

A partir de 2045, a população da Paraíba deve sofrer uma queda expressiva, conforme as projeções mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As estatísticas indicam que o estado experimentará um significativo envelhecimento, com a idade mediana da população, atualmente em 34,1 anos, atingindo 51,3 anos em 2070.

A idade mediana é um indicador que reflete o envelhecimento de uma população, dividindo-a em dois grupos: metade tem menos e a outra metade mais que essa idade. Quanto maior esse número, mais envelhecida é a sociedade.

Continua Depois da Publicidade

O aumento na idade mediana na Paraíba está diretamente relacionado à redução contínua da taxa de fecundidade, que caiu de 2,59 filhos por mulher em 2000 para 1,62 em 2023.

Outro dado relevante é a queda da mortalidade infantil no estado. Segundo o IBGE, em 2000, a taxa era de 15,8 óbitos por mil nascidos vivos, enquanto em 2023 esse número baixou para 13,3.

A Paraíba segue a tendência do Brasil, embora o estado tenha um ritmo mais acentuado. No país, o declínio populacional está previsto para começar em 2042.

Diferenças na Idade Mediana por Raça na Paraíba

De acordo com o último Censo do IBGE, na Paraíba, a idade mediana entre a população preta é de 39 anos, enquanto entre os pardos é de 33, os brancos 34, e os indígenas 29 anos.

O índice de envelhecimento é maior entre a população preta, que alcança 146,3, indicando um envelhecimento superior ao restante da população.

Em relação à proporção entre os sexos, há mais mulheres do que homens em quase todos os grupos raciais. A exceção é entre os pretos, onde a razão de sexo é de 109,7, com predominância de homens.

Compartilhe: