Hoje, dia 22, é o prazo final para que eleitores e eleitoras que desejam votar em uma seção eleitoral diferente dentro do mesmo município solicitem a Transferência Temporária de Eleitor (TTE). Este serviço está disponível para grupos específicos, como pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, indígenas, quilombolas, juízes, mesários e profissionais das Forças Armadas, polícias, bombeiros, além de presos provisórios e adolescentes em unidades de internação.
A transferência temporária de seção eleitoral é uma alternativa oferecida pela Justiça Eleitoral para aqueles que, por questões de trabalho, dificuldades de locomoção ou por estarem privados de liberdade, não podem comparecer à sua seção de origem. Para solicitar o serviço, é necessário estar com a situação eleitoral regular.
Continua Depois da Publicidade
As regras e prazos para o uso deste serviço estão detalhadas na Resolução TSE nº 23.736/2024. O pedido de transferência pode ser realizado tanto presencialmente nos cartórios eleitorais quanto on-line, para alguns grupos específicos, como pessoas com deficiência, mesários, indígenas e quilombolas, desde que a informação esteja atualizada no cadastro eleitoral.