Search
Close this search box.

Publicidade

Cientistas descobrem novas pegadas de dinossauros no Sertão da Paraíba

Estima-se que o animal tinha cerca de 3,3 metros de altura no quadril e entre 12 e 15 metros de comprimento.

Foto: Aline Ghilardi.
Compartilhe:

Um novo conjunto de pegadas de dinossauros foi encontrado às margens da BR-405, no município de São João do Rio do Peixe, no Sertão da Paraíba. As pegadas, deixadas por dinossauros de pescoço e cauda longos, conhecidos como “pescoçudos”, remontam a mais de 125 milhões de anos. A descoberta foi publicada em 11 de agosto na revista científica Historical Biology.

As pegadas foram encontradas em 2022 durante um mapeamento geológico realizado por alunos da graduação em Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As imagens enviadas à professora Aline Ghilardi, que estuda a região há mais de uma década, revelaram que o local era um novo sítio paleontológico.

Continua Depois da Publicidade

O conjunto de pegadas foi nomeado Sousatitanosauripus robsoni em homenagem a Robson Araújo Marques, conhecido como “Guardião do Vale dos Dinossauros”. Ele foi um dos primeiros a identificar pegadas na região de Sousa e colaborou com diversos paleontólogos no estudo de fósseis. Robson Araújo faleceu em 2021, aos 77 anos.

As pegadas medem aproximadamente 70 cm de diâmetro e incluem impressões das “mãos” e “pés” de um dinossauro do grupo Titanosauriformes. Estima-se que o animal tinha cerca de 3,3 metros de altura no quadril e entre 12 e 15 metros de comprimento.

O estudo desse conjunto de pegadas, digitalizado em 2023 e examinado ao longo de um ano, contribui para a pesquisa sobre a evolução da locomoção e postura dos dinossauros pescoçudos. Além disso, outras cinco pistas de animais pré-históricos, incluindo dinossauros carnívoros, foram identificadas na região.

O município de São João do Rio do Peixe fica a 38 quilômetros de Sousa, onde está o Monumento Natural Vale dos Dinossauros, que abriga um dos maiores conjuntos de pegadas de dinossauros da América do Sul.

Compartilhe: