Os bancários da Paraíba paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (26) nas agências públicas e privadas de João Pessoa e Campina Grande.
A suspensão dos serviços se estendeu até às 12h. Segundo os sindicatos que representam os trabalhadores, o protrsto tem como objetivo reivindicar melhorias para a categoria, que negocia junto à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) um reajuste na remuneração dos bancários.
“A gente quer discutir, além da parte econômica, a garantia do emprego, a manutenção dos postos de trabalho e discutir também o modelo de gestão dos bancos que adoece a categoria em todo o país”, afirma Esdras Luciano, presidente do Sindicato dos Bancários em Campina Grande e Região.
Reivindicações
Reajuste salarial que corresponda à reposição pelo INPC acumulado entre setembro de 2023 e agosto de 2024, acrescido do aumento real de 5%;
Melhoria nos percentuais da Participação nos Lucros e Resultados (PLE);
Melhorias nas demais verbas, incluindo tickets alimentação e refeição, auxilio creche e auxilio babá;
Fim da gestão por metas abusivas, que tem gerado adoecimento na categoria;
Reforço aos mecanismos de combate ao assédio moral e sexual, dentre outras.
Indicativo de greve
O Comando Nacional dos Bancários, que aprovou a paralisação parcial da categoria, a decisão ocorre após mais uma rodada de negociações frustrada entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Fenaban).
Caso não haja avanço nas negociações, os bancários entrarão em greve em todas as agências bancárias do Brasil.