O Tribunal Superior Eleitoral definiu que horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, referente às eleições de 2024, terá início na próxima sexta-feira (30). A propaganda eleitoral gratuita começará a ser veiculada no rádio e na televisão se estende até o dia 3 de outubro, período destinado ao primeiro turno das eleições.
Nas emissoras de rádio, a propaganda será transmitida de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Já na televisão, os horários serão das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
Além dos blocos fixos, as emissoras deverão reservar, de segunda a domingo, um total de 70 minutos para propagandas de 30 e 60 segundos, distribuídas ao longo da programação entre as 5h e 24h.
A medida visa garantir que os partidos, federações e coligações tenham espaço suficiente para apresentar suas propostas ao eleitorado. Do total reservado, 60% serão destinado para a propaganda dos candidatos a prefeito e 40% para os candidatos a vereador.
Segundo turno
No caso de segundo turno, a propaganda eleitoral gratuita será veiculada entre os dias 11 e 25 de outubro. O segundo turno das eleições está previsto para ocorrer no dia 27 de outubro.
João Pessoa
A coligação ‘João Pessoa no caminho certo”, que tem Cícero Lucena (Progressistas) como candidato a prefeito, terá o maior tempo de propaganda eleitoral gratuita: 3 minutos e 14 segundos.
O segundo maior tempo é da coligação ‘Mudar para o futuro’, representada pelo candidato a prefeito Ruy Carneiro (Podemos), com 2 minutos e 49 segundos. A coligação ‘Para mudar João Pessoa de verdade’, encabeçada pelo candidato Marcelo Queiroga (PL), terá 2 minutos e 1 segundo. O menor tempo será para a coligação ‘Pra fazer mais e melhor’, que tem Luciano Cartaxo (PT) como candidato a prefeito, com 1 minuto e 56 segundos.
Já a ordem para veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, em João Pessoa, a partir do dia 30 de agosto, será a seguinte: Cícero Lucena, Luciano Cartaxo, Marcelo Queiroga e Ruy Carneiro.
Campina Grande
Em Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, o tempo de guia eleitoral ficou assim:
Bruno Cunha Lima (União Brasil) – 2 minutos e 50 segundos;
Jhony Bezerra (PSB) – 2 minutos e 42 segundos;
Artur Bolinha (Novo) – 1 minuto e 58 segundos;
Inácio Falcão (PCdoB) – 1 minuto e 36 segundos;
André Ribeiro (PDT) – 28 segundos;
Nelson Júnior (PSOL) – 24 segundos.
Abaixo, como ficou a ordem de exibição do guia:
Inácio Falcão (PCdoB);
Artur Bolinha (Novo);
André Ribeiro (PDT);
Jhony Bezerra (PSB);
Bruno Cunha Lima (UB);
Nelson Júnior (PSOL).