Search
Close this search box.

Publicidade

Banco vermelho é instalado na Paraíba para conscientização e combate ao feminicídio

Ação educativa do Instituto Banco Vermelho em parceria com o Governo do Estado integra a campanha 'Agosto Lilás', alertando sobre a violência contra as mulheres

Foto: Edson Holanda
Compartilhe:

Nesta terça-feira (27), foi instalado na Praça da Família, localizada no Parque Solon de Lucena, o “Banco Vermelho”, uma estrutura em tamanho ampliado que faz parte de uma campanha educativa e de mobilização contra o feminicídio. A ação é realizada pelo Instituto Banco Vermelho (IBV), em colaboração com a Uninassau e com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, como parte da campanha “Agosto Lilás”, mês voltado à conscientização sobre a violência contra as mulheres.

O “Banco Vermelho”, que marca a chegada do IBV à Paraíba, traz informações sobre diferentes formas de violência abordadas pela Lei Maria da Penha e um QR Code que direciona para o conteúdo completo da lei. Além disso, exibe dados sobre canais de suporte para mulheres em situação de violência, funcionando como um instrumento educativo e de prevenção.

Continua Depois da Publicidade

Andrea Rodrigues, presidente do IBV, destaca a importância da iniciativa como um passo à frente na promoção da segurança das mulheres no Brasil. “Chegar à Paraíba, um estado de grande relevância no Nordeste, através da parceria com o Governo do Estado, demonstra o comprometimento com a erradicação do feminicídio e a melhoria da qualidade de vida da sociedade paraibana”, afirmou.

Para Lídia Moura, secretária da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, a instalação do banco em locais estratégicos como o Parque Solon de Lucena visa conscientizar a sociedade sobre a urgência de eliminar o feminicídio. “Esta parceria fortalece nosso compromisso em trabalhar para o feminicídio zero, unindo governos, instituições e a sociedade civil em prol da vida e da segurança das mulheres”, disse.

O Instituto Banco Vermelho, fundado em 2023, atua em todo o Brasil com a missão de combater o feminicídio e outras formas de violência de gênero, por meio de intervenções urbanas, projetos educativos e campanhas. A organização já está presente em mais de 10 estados e conta com uma lei federal sancionada em 2024 e acordos de cooperação com o governo federal e estadual para fortalecer suas ações.

Compartilhe: