A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) embargou e autuou, nesta terça-feira (27), a filial do Mc Donald’s, localizada na Avenida Ruy Carneiro, em João Pessoa, por irregularidades na rede de esgoto do restaurante. O valor da multa aplicada foi 300 UFRPBs, equivalente a R$19.755,00.
O órgão solicitou que o estabelecimento fizesse a retirada da tubulação que liga o depósito de resíduos e coleta do estabelecimento à rede pluvial e redirecionar o lançamento de resíduos líquidos para a rede de esgotos da Cagepa, a fim de evitar qualquer tipo de lançamento de efluentes de forma irregular na rede pluvial, no prazo de 72 (setenta e duas) horas. O descumprimento da medida poderá acarretar sanções penais e administrativas.
A ação da Sudema faz parte da Operação Praias Limpas, que é uma ação conjunta realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria Municipal de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) e tem como objetivo identificar lançamentos irregulares de esgoto, despejos de resíduos no mar e ligações clandestinas.
A reportagem observou que os recentes relatórios de balneabilidade, que avalia a qualidade da água das praias da Paraíba, indicaram que o trecho de praia no final da Avenida Ruy Carneiro, mesma avenida do estabelecimento embargado, estava impróprio para banho. Em contato com o Superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, ele afirmou que as irregularidades do MC Donald’s pode ter contribuído para a má qualidade da água na região.
“Pode sim ter influência, mas não dá pra excluir outras possíveis contribuições”, disse.
Leia esta matéria: Praias: trecho do final da Avenida Ruy Carneiro é o único impróprio para banho na Paraíba
O que diz o estabelecimento?
Em nota, o estabelecimento disse que a empresa vai apurar o ocorrido e tomar as medidas corretas. “A empresa reforça seu compromisso com o cumprimento da legislação vigente e informa que está apurando os fatos para adotar eventuais medidas cabíveis”, informou a assessoria.