Search
Close this search box.

Publicidade

Trecho de praia em frente à quadra de Manaíra está impróprio para banho há duas semanas

O final da Rua da Paz, em Pitimbú, também apresenta a mesma recorrência

Praia do Bessa, João Pessoa. | Foto: Davi Albuquerque/Portal Pop Notícias
Compartilhe:

O trecho da praia de Manaíra, em frente à quadra do bairro, está impróprio para banho há duas semanas. O relatório de balneabilidade da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), divulgado na tarde desta sexta-feira (30), apontou pela segunda vez seguida dois locais inadequados para tomar banho de mar.

O outro local, também impróprio, é na praia de Pitimbú, no Litoral Sul da Paraíba, exatamente no final da Rua da Paz.

Continua Depois da Publicidade

A equipe da Sudema realizou coletas de amostragem para analisar a água do mar entre os dias 26 e 28 deste mês. O resultado é válido até a divulgação do novo relatório.

Na última ocasião em que um trecho de praia foi declarado impróprio com recorrência dessa forma, uma lanchonete, em João Pessoa, estava lançando resíduos de esgoto na rede pluvial que deságua no mar. O estabelecimento foi embargado pela Sudema.

Devido ao grande número de trechos impróprios para banho na Paraíba, foi criada uma operação, chamada Operação Praias Limpas, para investigar as causas da má qualidade da água no litoral do estado.

Operação Praias Limpas, é uma ação conjunta realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria Municipal de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) e tem como objetivo identificar lançamentos irregulares de esgoto, despejos de resíduos no mar e ligações clandestinas.

O que é balneabilidade?

A balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, que são atividades de contato direto e prolongado com a água (banho, natação, mergulho, pesca, etc), onde existe a possibilidade de ingestão. Para sua avaliação é necessário o estabelecimento de critérios objetivos, estes critérios devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões pré estabelecidos, para que se possa identificar se determinado local é favorável ou não.

 

Compartilhe: