Search
Close this search box.

Publicidade

João Pessoa amplia número de abrigos em paradas de ônibus para garantir mais conforto e acessibilidade

Serão instalados 400 novos abrigos com estrutura moderna e inclusiva, beneficiando toda a cidade

Foto: Reprodução
Compartilhe:

A Prefeitura de João Pessoa iniciou a instalação de 400 novos abrigos de ônibus em diversos pontos da cidade. Até o momento, cerca de 30 novas estruturas já foram montadas. A iniciativa, voltada para promover maior conforto e acessibilidade aos usuários, é coordenada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em parceria com a Secretaria de Administração (Sead).

Segundo o superintendente de Mobilidade Urbana, Expedito Leite Filho, o projeto abrange toda a capital, desde a Orla até a Zona Sul. “Queremos garantir que esses novos abrigos atendam a toda a cidade. As paradas contarão com estruturas modernas, oferecendo mais conforto aos usuários, com coberturas, iluminação, bancos e acessibilidade para pessoas com deficiência”, afirmou.

Continua Depois da Publicidade

O diretor de Planejamento da Sead, Marco Borba Almeida, detalhou que quatro tipos de abrigos serão instalados. O modelo mais moderno, que será usado em 220 paradas, inclui estruturas em chapa galvanizada, com capacidade para cinco assentos, espaço para pessoas com deficiência (PcD), tomadas para carregamento de celulares e iluminação em LED. “Esses abrigos foram projetados para atender diferentes públicos, com foco na inclusão. Já estamos instalando o primeiro modelo, mas também teremos variações com quatro e três assentos, além de um modelo mais simples, composto apenas por um totem”, explicou Marco Antônio.

O projeto foi uma demanda do secretário Valdo Alves e do superintendente Expedito Leite, que solicitaram a avaliação da necessidade de novas paradas. Em resposta, a diretoria de Planejamento da Sead, junto com a Semob, formou um comitê para acelerar o processo de implementação.

Projeto de eficiência e sustentabilidade

A construção dos 400 abrigos faz parte do Programa João Pessoa Parcerias, que visa transformar a cidade em um modelo de eficiência, sustentabilidade e responsabilidade fiscal. O projeto é gerido de forma colegiada, com o apoio do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas (PPP), regulamentado pela Lei Municipal 12.875/2014.

Os estudos para a implantação dos novos abrigos foram conduzidos pela Prefeitura, com o apoio dos Comitês Técnicos da Secretaria de Administração, ou por meio de Manifestação de Interesse Privado (MIPs), aprovadas pelo Comitê Gestor de PPP.

Compartilhe: