A Paraíba terá sete municípios com o reforço das tropas federais no próximo domingo, dia das eleições municipais. Além de Cabedelo, Bayeux, Fagundes e Itabaiana, três outras cidades contarão com a segurança do Exército, conforme autorização do Tribunal Superior Eleitoral: Paulista, Pombal e São Bento, todas no Sertão.
O Tribunal Superior Eleitoral – TSE acatou o pedido do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, que reconheceu a necessidade de reforçar a segurança nestes municípios paraibanos através do pedido dos juízes das comarcas.
A solicitação dos magistrados para a presença das tropas ocorreu devido ao clima pesado observado nós últimos dias, com suspeita de compra de votos, ameaças a eleitores e possíveis interferências de facções criminosas.
Em São Bento e Paulista, por exemplo, a justificativa para a presença das tropas federais incluiu a apreensão de armas de grosso calibre, denúncias de cooptação violenta de eleitores por indivíduos ligados ao crime organizado e a realização de apostas sobre o resultado das eleições, o que tem gerado insegurança nessas regiões. Em Pombal, o pedido de reforço foi motivado pelo possível assédio de facções criminosas aos eleitores.
A preocupação dos juízes é também da presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias. São medidas que visam garantir a segurança e a normalidade do processo eleitoral, protegendo o direito dos cidadãos de votar sem interferências indevidas.
Em Cabedelo e Bayeux, na Grande João Pessoa, a situação é ainda pior. Há a confirmação de pessoas ligadas ao crime organizado e facções criminosas que atuam diretamente na política, inclusive, na cooptação de votos.