O candidato à Prefeitura de Campina Grande Jhony Bezerra (PSB) participou nesta quarta-feira (16) do programa Bastidores da Notícia, da Rádio POP Cariri, na série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Campina Grande, promovida pela POP Cariri e pelo Portal POP Notícias. Ele afirmou que está “preparadíssimo” para a função, destacando sua experiência como gestor, especialmente à frente da pasta da saúde, onde gerenciou um orçamento de 2,5 bilhões de reais.
Jhony ressaltou que essa quantia é superior ao orçamento de toda a prefeitura de Campina e que sua gestão foi marcada pela eficiência e compromisso em implementar políticas públicas.
Apesar das críticas por parte da campanha do opositor Bruno Cunha Lima (UB) por não ter nascido na cidade, ele mencionou seu orgulho de sua trajetória como médico e gestor, enfatizando seu vínculo com Campina Grande, onde vive há mais de 25 anos e construiu sua família.
Confira o momento:
Propostas para Campina Grande
O candidato Jhony Bezerra propõe uma gestão dos serviços públicos que priorize a redução da burocracia e a resolução efetiva dos problemas locais. Ele enfatizou a importância de atender melhor os distritos e diminuir a distância entre a vida na zona rural e na urbana.
Jhony destacou que atualmente faltam recursos, além de tratores para realizar cortes de terra, o que impacta diretamente na vida dos agricultores da região. Como proposta, pensa em criar uma gestão mais integrada que atenda às necessidades específicas de quem vive na zona rural, garantindo que esses cidadãos tenham os mesmos direitos e privilégios dos que residem na cidade.
“Precisamos ter um olhar especial para a zona rural. E é isso que a gente quer fazer, com as subprefeituras, para que o usuário da zona rural também tenha a mesma assistência e políticas públicas eficientes que o usuário da zona urbana”, ressaltou.
As propostas do candidato também incluem o lançamento do programa “Crédito Arretado”, com o objetivo de gerar emprego e renda por meio de parcerias com a iniciativa privada e uma linha de microcrédito voltada para pequenos empreendedores. Com esse programa, os empreendedores poderão financiar a construção de seus negócios, como salões de beleza, recebendo o espaço pronto e pagando em parcelas mensais sem juros. Além disso, ele pretende financiar motos elétricas para motoboys, fornecendo os equipamentos necessários para que eles possam iniciar suas atividades e gerar renda.
Outra proposta central de sua candidatura é a criação de um programa municipal de combate à corrupção, focado em promover a transparência nas ações da prefeitura. Ele pretende modelar esse programa com base no exemplo de João Pessoa, onde os gastos públicos são facilmente acessíveis e transparentes. Jhony destacou que objetivo é garantir que a população tenha acesso a dados sobre licitações, compras e a utilização de recursos públicos, permitindo um controle efetivo e evitando, de acordo com ele, a falta de transparência que atualmente existe na gestão municipal.
“O que eu acho mais gritante é justamente a parte de dispensas de licitação, de compras diretas, de compras sem licitação. O próprio Tribunal de Contas notificou o atual prefeito por mais de R$ 10 milhões de compras sem a devida licitação. E se você acessar agora o site da prefeitura, você não vai encontrar nenhuma licitação dessa. É isso que a gente está buscando, trazer transparência para que o usuário saiba exatamente a quem a prefeitura está comprando a merenda escolar, a quem a prefeitura está comprando o medicamento, por quanto esse medicamento, se esse medicamento pode ser comprado mais barato, se ele é comprado com licitação, ou sem licitação. É isso que a gente está buscando para a nossa gestão”, explicou.