Search
Close this search box.

Publicidade

Concurso público: professor revela como manter o foco e conquistar a aprovação

Para auxiliar os concurseiros na preparação, o POP Notícias entrevistou, com exclusividade, o educador Marcelo Silva de Souza, que possui 25 anos de experiência no ensino de Língua Portuguesa

Foto: Banco de Imagens / Freepik.
Compartilhe:

Em um cenário de oportunidades na Paraíba, mais de 1.800 vagas estão disponíveis em concursos públicos e processos seletivos em outubro. Com oito editais abertos, as chances se estendem a diversas áreas, como educação, saúde e segurança pública.

Para auxiliar os concurseiros na preparação, o POP Notícias entrevistou, com exclusividade, o educador Marcelo Silva de Souza, que possui 25 anos de experiência no ensino de Língua Portuguesa. Ele compartilha estratégias e dicas essenciais para aqueles que desejam conquistar uma vaga no serviço público.

Continua Depois da Publicidade

A importância do foco

De acordo com Marcelo, o primeiro erro de muitos concurseiros iniciantes é a tentativa de abraçar todas as oportunidades que surgem, o que acaba prejudicando a qualidade da preparação. “Antes de mais nada, escolha um foco específico, ao qual você vai direcionar seus estudos. Sabe aquela história de ‘vou tentar tudo que vier’? Não dá certo! Não é à toa que o pato nada, anda e corre, mas não faz nada direito: é necessário ter um foco e se dedicar exclusivamente a ele”, explicou.

Ele destaca a importância de definir uma área de interesse, como carreiras policiais, educação ou saúde, pois isso permite direcionar o estudo para as matérias específicas de cada área, mesmo antes da publicação do edital. “Agora que você já sabe o que pretende fazer, dedique-se muito (mas não exaustivamente) para que sua aprovação aconteça, mantendo uma rotina cotidiana e rígida nos estudos”, complementou.

Como montar um plano de estudos

Para um planejamento eficaz, Marcelo sugere a criação de um cronograma de estudos. “Comece com os Conhecimentos Básicos, como Língua Portuguesa, Matemática e Informática, dedicando de 30 minutos a 1 hora por dia para cada um”, recomenda. Ele orienta que, após estabelecer uma base sólida, os candidatos devem se concentrar nas disciplinas específicas da área desejada, como Direito para concursos na segurança pública ou educação para vagas na área pedagógica.

A escolha do método de estudo também é fundamental para o sucesso nos concursos, e Marcelo acredita que os concurseiros devem experimentar diferentes modalidades para descobrir qual se adapta melhor ao seu perfil. “Dou aula para as três modalidades de ensino: presencial, à distância e híbrido. E em cada uma delas, há vantagens e desvantagens”, afirmou.

Para o educador, o presencial preserva o contato direto com o professor e a rotina de estudos, enquanto o ensino à distância oferece mais flexibilidade, mas pode ser prejudicado pela procrastinação. Ele relata que, nos últimos três anos, aprovou muitos alunos em ambas as modalidades. “Seja lá qual for a sua escolha, dedique-se, e você tomará posse em breve”, garantiu.

Além disso, durante os estudos, é recomendado experimentar diferentes técnicas, como:

  • Mapas Mentais: para organizar visualmente as informações.
  • Resumos e fichamentos: para fixar o conteúdo com suas próprias palavras.
  • Testes Práticos: resolva questões de provas anteriores para avaliar seu conhecimento

Erros comuns na preparação

Entre os erros mais frequentes dos concurseiros, Marcelo destaca a procrastinação e a falta de um planejamento contínuo. Um dos erros mais comuns, é estudar somente quando o edital está prestes a ser publicado. “Fazendo isso, você já sai em desvantagem em relação a muitos alunos que vêm estudando há meses ou anos aguardando por essa prova”, pontuou.

Outro erro frequente é priorizar o estudo das matérias que o candidato mais gosta, em detrimento das que considera mais difíceis. “Não faça isso. Em sua preparação, priorize e dê mais espaço às questões chatas, e estude até que elas fiquem tão legais quanto às outras”, aconselhou Marcelo.

Como conciliar estudo, trabalho e vida pessoal

A rotina intensa de preparação para concursos pode ser desafiadora, especialmente para quem precisa conciliar o estudo com trabalho e outras atividades do dia a dia. Por fim, Marcelo compartilhou sua própria experiência de organização de tempo, equilibrando trabalho, estudos, vida familiar e atividades pessoais.

“O dia tem 24 horas, e seremos obrigados a dedicar um pouco do nosso dia para cada um destes itens da lista. No meu caso, eu trabalho até às 16, faço academia até 17, vou pra casa, fico com minha família, estudo aproximadamente das 21 às 22, 23 horas, durmo e, dia seguinte, 7 da manhã, começo tudo de novo já na escola”, relatou.

Marcelo reforça a importância de ajustar a rotina para que todos os aspectos da vida sejam contemplados. “Sim, é uma baita correria, realmente, mas tem dado certo”, comentou, incentivando os concurseiros a não desistirem, mesmo diante das dificuldades. “Lembre-se: está difícil agora, quase parecendo impossível, mas, assim que você tomar o documento de posse nas mãos, verá que todo esse sacrifício foi satisfatório e recompensador”, concluiu.

 

Compartilhe: