Neste domingo (27), eleitores de 51 municípios brasileiros participarão do segundo turno das eleições para escolher prefeitos e vice-prefeitos. O Superior Tribunal Eleitoral estima que cerca de 33,9 milhões de cidadãos estão aptos a votar. No primeiro turno, a abstenção foi de 21,71% do eleitorado, levantando a questão sobre a possibilidade de voto no segundo turno para quem não compareceu na primeira fase.
A Justiça Eleitoral considera cada turno como uma eleição independente. Assim, eleitores ausentes no primeiro turno podem votar no segundo.
Justificativa de ausência no primeiro turno
Eleitores que não votaram em 6 de outubro e não justificaram a ausência têm até 5 de dezembro para regularizar a situação. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica ou pelo Autoatendimento Eleitoral nos portais da Justiça Eleitoral.
Para justificar, é necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência, como bilhetes de passagens, cartões de embarque ou atestados médicos. Aqueles que não tiverem acesso aos meios online devem comparecer a um cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor do estado com a documentação.